Apple Watch perde terreno e Samsung avança em smartwatches

A Maçã ainda é líder, mas sua arquirrival está encostando

Galaxy Watch4 — a primeira da fabricante Samsung a trazer o novo Wear OS

Apple já é líder do mercado de smartwatches desde basicamente a gênese do Apple Watch — e nada indica que essa liderança será efetivamente ameaçada em nenhum momento do futuro próximo. Ainda assim, convém acender um sinal amarelo em Cupertino: por uma combinação de fatores, a empresa perdeu terreno no último trimestre e viu sua arquirrival sul-coreana se aproximar em fatia de mercado.

De acordo com a Counterpoint Research, a participação de mercado do Apple Watch caiu 10% no terceiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior — isso num cenário no qual as vendas de smartwatches, no geral, cresceram 16% na comparação ano a ano. Com isso, a Maçã teve uma retração considerável em sua participação no segmento, caindo de 28% para 22% do mercado.

Counterpoint sobre smartwatches, terceiro trimestre de 2021

A principal razão para a queda, segundo a Counterpoint, foi o atraso do Apple Watch Series 7 — o relógio sofreu com problemas no fornecimento de peças e teve seu lançamento adiado para o início do quarto trimestre de 2021, o que fez com que o boom de vendas da nova geração não fosse computado nos dados da firma em relação ao terceiro trimestre.

Ao mesmo tempo, a Samsung conseguiu avançar com força no segmento graças à recém-lançada família Galaxy Watch4 — a primeira da fabricante a trazer o novo Wear OS, o qual combina as plataformas da Samsung (Tizen) e do Google. Por conta do sucesso dos relógios, a sul-coreana tomou da Huawei o segundo lugar no mercado de smartwatches e aproximou-se da fatia de mercado da Apple.

Counterpoint sobre smartwatches, terceiro trimestre de 2021

Na análise de plataformas, a fatia de mercado do Wear OS pulou de 4% no segundo trimestre de 2021 para 17% no período mais recente — outra demonstração da força da Samsung e da estratégia certeira da empresa de combinar sua plataforma com a do Google.

Obviamente, convém esperar agora os dados relativos ao quarto trimestre, nos quais o desempenho do Apple Watch Series 7 estará de fato refletido. Será que a Maçã conseguirá virar o jogo ao seu favor mais uma vez? [MacMagazine]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.