15/12: Associação Objeto Brasil realiza evento virtual DESIGN I ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA

Na próxima quarta-feira, em 15 de dezembro, a Associação Objeto Brasil, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal, via Proac Lab Expresso – Lei Aldir Blanc, realizarão o projeto DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA.

A iniciativa  tem por objetivo evidenciar a importância do Design, como pilar e instrumento essencial nos diversos setores da Economia Criativa como artes, comunicação, entre outros.

Para democratizar o acesso à cultura, o evento será gratuito, veiculado digitalmente em plataformas de streaming. A divulgação espontânea do conteúdo audiovisual será inclusiva e diversa, por meio dos canais de comunicação digitais. 

DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA

Em 15 de dezembro, a Associação Objeto Brasil, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal, via Proac Lab Expresso – Lei Aldir Blanc, realizarão o projeto DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA. A iniciativa  tem por objetivo evidenciar a importância do Design, como pilar e instrumento essencial nos diversos setores da Economia Criativa.

De forma bastante sintética, pode-se dizer que Economia Criativa trata da força econômica do intangível, ou em outras palavras, a forma como alguma coisa tão etérea como uma ideia pode se transformar em capital intelectual, gerando riqueza, negócios e transformando o mundo. Em termos globais, segundo a UNCTAD – Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento, a Economia Criativa é responsável por 10% do PIB. Em termos nacionais, segundo estimativas da FIRJAN de 2017, a Economia Criativa representou 2,6% do PIB, o que equivaleria a um montante de R$ 171,5 bilhões de reais e um contingente superior a 830 mil trabalhadores no mercado formal.

Diante da representatividade do novo conceito, o projeto DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA se propõe a realizar ações e compartilhar conteúdo de sensibilização, inspirados na Classificação dos Setores da Indústria Criativa,  modelo elaborado pela UNCTAD–UNESCO. A classificação está dividida em 4 grandes eixos, a saber: Artes, Mídia, Patrimônio e Criações Culturais e Funcionais.

A programação incluirá várias ativações que incluem lives, encontros virtuais com renomados profissionais e empresários do universo do Design e de diversas modalidades da Economia Criativa, como também a Exposição Digital – DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA. Para complementar o caráter informativo,  serão disponibilizados digitalmente os livros “O Negócio do Design”, “Um olhar sobre o design brasileiro” e “Um novo olhar sobre o design brasileiro”, assinados por Joice Joppert Leal, curadora à frente da Associação Objeto Brasil.

Para a realização das quatro lives, nas quais serão abordadas as categorias classificadas, foram convidados os criativos Cris Paola, Flávio Santana, Gabriela de Matos, Gina Paladino, Guilherme Castellini, Guinter Parschalk, Guto Lacaz, Joaquim Redig, Letícia Sabino, Maria Fernanda Paes de Barros, Maria Elisa Gomes, Marina Lutfi, Ricardo Leite e Victor Megido. Os encontros virtuais serão mediados por Joice Joppert Leal, curadora à frente do projeto, e Elisabete Castanheira, coordenadora de pesquisa e assistente da curadoria.

EXPOSIÇÃO DIGITAL ENCONTROS VIRTUAIS

Seguindo a classificação UNCTAD-UNESCO, abaixo as quatro categorias e subcategorias que serão matéria da exposição e de conteúdo para as lives, que acontecerão ao longo do dia 15 de dezembro.

ARTES

ARTES VISUAIS E ARTES PERFORMÁTICAS

A categoria de Artes contempla as Artes Visuais e as Artes Performáticas. O conteúdo expositivo procurará demonstrar o diálogo entre o continente e o conteúdo, ou seja, entre as múltiplas linguagens e o Design procurando identificar presenças e linguagens. As Artes Visuais tratarão da Escultura, a Pintura e a Gravura, entre outras formas de expressão, enquanto nas Artes Performáticas serão evidenciados o Teatro, a Dança, a Ópera, o Circo e a Música.

LIVE ARTES  | 10H

Mediação: Joice Joppert Leal

CRIATIVOS PARTICIPANTES: CRIS PAOLA, GUTO LACAZ, MARIA ELISA GOMES E RICARDO LEITE.

MÍDIA

PUBLICAÇÕES, MÍDIAS IMPRESSAS E AUDIOVISUAL

A Mídia abrange as Publicações, Mídias Impressas, Cinema e Audiovisual. O Design Gráfico será tratado como imagem estática e construção formal, que ganha autonomia e se desdobra em movimentos. No cinema, o projeto abordará a tipografia, novas fontes e lettering, legendas, fichas técnicas nas novelas e filmes, além das materializações cênicas, figurinos e expografias.

Para exemplificar, serão comentados o rigor estruturante da obra gráfica de Alexandre Wollner, as publicações e o pioneirismo multifacetado de Aloísio Magalhãese discípulos, comoJoaquim Redig, a carreira internacional de Bia Feitlernos mais representativos veículos de comunicação e a poética visual de Emilie Chamie. No cinema, o projeto abordará a tipografia, novas fontes e lettering, legendas, fichas técnicas nas novelas e filmes, além das materializações cênicas, figurinos e expografias de Guinter Parschalk,com ênfase em lighting design.

LIVE MÍDIA | 14H

Mediação: Elisabete Castanheira

CRIATIVOS PARTICIPANTES: FLÁVIO SANTANA, JOAQUIM REDIG E MARINA LUTFI.

PATRIMÔNIO

SÍTIOS CULTURAIS E MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS

Em Sítios Culturais estão contemplados equipamentos culturais como Museus, Bibliotecas, Sítios Arqueológicos, entre outros. Já no campo do Artesanatoinserido no subtítulo de Manifestações Tradicionais, o projeto apreciará os saberes e fazeres populares por meio da materialização, em múltiplas linguagens, dos materiais, técnicas e utilidades.

LIVE PATRIMÔNIO  | 17H

Mediação: Joice Joppert

CRIATIVOS PARTICIPANTES: GABRIELA DE MATOS, GINA PALADINO E MARIA FERNANDA PAES DE BARROS.

CRIAÇÕES CULTURAIS E FUNCIONAIS

DESIGN, ARQUITETURA E NOVAS MÍDIAS

O eixo Criações Funcionais reúne o Design, a Arquitetura e o Urbanismo, além das Novas Mídias. A abordagem do Design, na perspectiva da referida classificação, se propõe a ser ampla, como convém: Design Gráfico, Design de Produto, Design de Interiores, Circularidade, Design de Moda, Design de Joias e toda a gama do Design: bidimensional, tridimensional, design de serviços e design nos serviços. Em Arquitetura e Urbanismo, será realçada a presença do Design em sua vertente informativa, o Design de Sinalização; em sua vertente compositiva, o Design de Superfície; em sua vertente utilitária, o Mobiliário, a Iluminação entre muitíssimas outras possibilidades. E, finalmente, em Novas Mídias, o foco será o Design em sua versão digital, virtual, intangível. Aqui, a desmaterialização contemporânea demanda do Design o repensar a forma de se apresentar, de estabelecer interfaces. Em síntese, de se comunicar.

LIVE CRIAÇÕES CULTURAIS E FUNCIONAIS | 20H

Mediação: Elisabete Castanheira

CRIATIVOS PARTICIPANTES: GUILHERME CASTELLINI, GUINTER PARSCHALK, LETÍCIA SABINO E VICTOR MEGIDO

CONTEÚDO LITERÁRIO

 Parte complementar das ativações, serão disponibilizados três livros, em formato digital, com concepção e curadoria de Joice Joppert Leal:

 O NEGÓCIO DO DESIGN

 O Negócio do Design analisa o design sob a ótica da economia e dos negócios. No mundo contemporâneo, em que os fluxos financeiros são voláteis, a tecnologia é transferível e a busca por sustentabilidade é uma questão fundamental, a criatividade se apresenta como grande recurso econômico. É ela a base da economia criativa e das indústrias criativas, dentre as quais o design tem lugar de destaque.

UM OLHAR SOBRE O DESIGN BRASILEIRO

O design representa a junção entre a técnica e a estética, a beleza e a funcionalidade, aplicadas ao planejamento e à produção de objetos. O aprimoramento industrial dos últimos cem anos levou o design a atingir a excelência como um produto em si mesmo, criando ao seu redor um mercado extremamente ágil e competitivo em escala mundial. O Brasil tem participado de maneira dinâmica dessa indústria, figurando como um dos maiores polos criativos do planeta, com um design original, personalizado e à altura dos melhores centros internacionais. A obra conta com cerca de 40 narrativas de especialistas de diversas áreas, abordando o design em diversos aspectos, desde seu histórico no país, até suas relações com as artes e ofícios, moda, arquitetura, ecologia, comunicação, mercado e cultura.

UM NOVO OLHAR SOBRE O DESIGN BRASILEIRO

Um Novo Olhar Sobre o Design Brasileiro reúne novos conteúdos de autoria de grandes nomes da área no estudo e desenvolvimento do design no país, com foco no Design e sua onipresença na cadeia de valor da produção criativa. Na busca por talentos em design que atualmente agita a economia como uma nova corrida do ouro, o Brasil vem despertando atenção crescente. Fruto da mistura de culturas que tanto caracteriza o nosso país, o design produzido por aqui é dotado de uma linguagem arrojada e livre, que são exatamente dois dos aspectos mais valorizados nesse mercado tão competitivo.

A Exposição DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA e o conteúdo literário dos livros estarão disponíveis na plataforma da Associação Objeto Brasil, em caráter permanente.

 ACESSIBILIDADE

Para democratizar o acesso à cultura, o evento será gratuito, veiculado digitalmente em plataformas de streaming. A divulgação espontânea do conteúdo audiovisual será inclusiva e diversa, por meio dos canais de comunicação digitais: website da Associação Objeto Brasil, em caráter permanente, e aplicativos de redes sociais.

Em relação às boas práticas de inclusão, serão utilizadas diferentes ferramentas para acessibilidade comunicacional: audiodescrição para compreensão de narrativas por parte de pessoas cegas e com deficiências visuais ou intelectuais, tradução em Libras e Closed Caption, legendas, para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

A CRIATIVIDADE POR TRÁS DO PROJETO

ASSOCIAÇÃO OBJETO BRASIL

Constituída há quase 30 anos junto a parceiros e colaboradores de múltiplos setores, incluindo o industrial representado pelo bibliófilo José Mindlin, Presidente de Honra do Conselho da entidade (in memoriam), a Associação Objeto Brasil é liderada por Joice Joppert Leal, referência internacional na área do Design, da Economia, Cidades e Indústrias Criativas. Direcionada à promoção do Design Brasileiro no país e exterior, a instituição tem sede em São Paulo, com consagrada abrangência nacional e em mais de 20 países, tais como Alemanha, Argentina, México, Costa Rica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal entre outros.

JOICE JOPPERT LEAL

CURADORIA E COORDENAÇÃO GERAL

Especialista em Design e Economia Criativa, CEO Objeto Brasil. Curadora de exposições, livros e seminários NO Brasil e exterior: Alemanha, EUA, Inglaterra, Itália, Coréia do Sul e Japão. A exposição Brasil – Essencialmente Diverso, em Milão no Salone Del Mobile e o livro Design e a Economia Circular do SENAI-SP. Trabalhou com Michel Arnault, Ernesto Hauner e foi sócia de Sergio Rodrigues. Atuou na promoção comercial do Consulado-Geral em Milão. Fundadora e executiva do Departamento de Design e Tecnologia da FIESP por 25 anos e da Associação Objeto Brasil com quase 30 anos de atividades. Há quatro décadas, lidera projetos de ponta para articulação e estruturação da Economia Criativa e seus setores produtivos. Membro do board da ALADI – Associação Latino-americana de Design Inovação e da IFI – Federação Mundial de Arquitetos e Designers de Interior.

ELISABETE CASTANHEIRA

COORDENADORA DE PESQUISA E ASSISTENTE DE CURADORIA

Elisabete Castanheira é Doutora e Mestre em Arquitetura & Urbanismo, graduada em Design pela FAAP. Designer, professora universitária, pesquisadora e consultora no desenvolvimento de projetos Elisabete Castanheira possui sólida experiência de mercado, acadêmica e de conteúdo para as áreas do design, da inovação e da economia criativa. Em 2017 integrou a comitiva que representou o Brasil no júri do Prêmio Cannes Lions e foi a coordenadora técnica do dossiê vitorioso de candidatura de Brasília à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, para a categoria Design.

SERVIÇO

DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA

15 de dezembro de 2021

Instagram @objetobr

Facebook f Objeto Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.