Lya Luft, escritora de Perdas & Ganhos e As Parceiras, morre aos 83 anos

Patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, ela morreu em casa, segundo a família
EDUARDO PEREIRA

Morreu, aos 83 anos de idade, a escritora sul-rio-grandense Lya Luft. A informação foi confirmada pela filha dela, Suzana Luft, à RBS TV, filiada da Rede Globo.

Segundo Suzana, Lya lutava há 7 meses contra um melanoma, tipo mais grave de câncer de pele, descoberto já com metástase. Por conta da doença, a escritora ficou internada, mas pediu para ir para casa antes do Natal. Ainda de acordo com a filha, a escritora morreu enquanto dormia, na residência da família.

Em nota, a Academia Riograndense de Letras se manifestou a morte de Lya: “Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias”, afirmou o presidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.

Lya era filha de imigrantes alemães, desenvolvendo o hábito da leitura desde a infância até se tornar uma das mais renomadas escritoras e tradutoras brasileiras. Mestre em Linguística e Literatura Brasileira, foi professora universitária e colunista de diferentes veículos de inorensa. Era também patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.

Entre seus maiores sucessos publicados estão os livros O Quarto FechadoPerdas & GanhosPensar é Transgredir e As Parceiras. Sua última publicação foi As Coisas Humanas, de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.