iMessage “força” jovens a trocarem Androids por iPhones, diz WSJ

Por que o iMessage da Apple está ganhando: os adolescentes temem a bolha de texto verde

O fato de o iMessage ser uma plataforma limitada aos dispositivos da Apple já rendeu uma série de críticas à gigante de Cupertino — no entanto, isso também seria o motivo pelo qual cada vez mais jovens estão migrando do Android para o iPhone nos Estados Unidos, segundo uma reportagem do Wall Street Journal.

Essa situação estaria ligada ao esquema de cores usado no iMessage, ou seja, o uso de balões verde ou azul para mostrar se uma mensagem para um usuário é feita por meio do iMessage ou de outros dispositivos — o que teria se tornado uma forma de indicador de status entre os jovens, mostrando que o usuário não apenas possui um iPhone, mas também pode fazer uso de recursos da plataforma que adeptos de dispositivos Android, por exemplo, não podem.

A estudante Adele Lowitz disse ao WSJ que notou a diferença de tratamento pela primeira vez quando um membro de um grupo de mensagens questionou “quem estava com o balão verde”.

Segundo ela, a Apple havia criado uma rede social com seus recursos, e que ela havia sentido uma certa pressão para voltar para o ecossistema da Apple — uma vez que alguns recursos, principalmente chats de grupo, não funcionam tão bem quando há integrantes que utilizam dispositivos Android.

Em meu círculo na faculdade, e no ensino médio indo para a faculdade, a maioria das pessoas tem iPhones e utiliza muitos desses tipos de recursos específicos do iPhone. Não sei se é propaganda da Apple ou apenas uma coisa tribal dentro do grupo versus fora do grupo, mas as pessoas não parecem gostar muito de bolhas de texto verdes e parecem ter essa reação negativa visceral a elas.

Comentando esse cenário, o vice-presidente do Google, Hiroshi Lockheimer, disse que a Apple está deliberadamente semeando “pressão dos colegas e bullying” para fazer com que os usuários do Android mudem para o iPhone.

Além disso, ele comenta que a Apple se recusa a aceitar a implantação de padrões universais como o RCS1, o qual oferece aos usuários do Android muitos dos mesmos recursos do iMessage.As restrições do iMessage da Apple é uma estratégia documentada. Usar a pressão dos colegas e o bullying como forma de vender produtos é insincero para uma empresa que tem humanidade e equidade como parte central de seu marketing. Os padrões existem hoje para corrigir isso.

Neil Cybart, fundador do Above Avalon, rebateu as considerações de Lockheimer dizendo que “os concorrentes da Apple sempre posicionam o ‘marketing’ como a razão por trás do sucesso da Apple”.

Segundo ele, os consumidores apreciam os produtos da companhia simplesmente pela filosofia de seu design — uma filosofia “que é muito difícil de replicar fora da Apple”.

De acordo com uma pesquisa [PDF] publicada pela Piper Sandler, 87% dos adolescentes americanos entrevistados em 2021 possuem iPhones — ou seja, o market share do Android entre esses usuários seria de apenas 13%. [MacMagazine]

VIA APPLEINSIDER9TO5GOOGLE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.