Arquiteto foi escolhido para ser o primeiro a receber o troféu com o nome da francesa, que morreu aos 96 anos

David Frank Adjaye foi o vencedor do primeiro prêmio Charlotte Perriand 2022, do Créateurs Design Awards, para pioneiros do design – como a francesa que dá nome ao troféu e morreu em 1999, aos 96 anos.

Pernette Perriand-Barsac, filha da arquiteta, gostou do resultado. “Quando leio as palavras (de Adjaye) na imprensa ou sua abordagem nas redes sociais, vejo como é grande a proximidade deles, a ponto de um verdadeiro diálogo acontecer além do tempo”, afirmou. Os organizadores ressaltam que foi a primeira vez que a família permitiu que o nome de Perriand fosse usado para algo além de seu trabalho.

Amplamente celebrado no meio e com uma extensa lista de projetos já feitos e em execução pelo mundo com a Adjaye Associates – como o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, em Washington –, o arquiteto britânico-ganês já havia sido nomeado Cavaleiro da Rainha Elizabeth II em 2017 por seus serviços prestados à arquitetura britânica e recebeu a Medalha de Ouro Real do RIBA 2021.

Adjaye elogiou Charlotte. “Ela foi realmente expansiva ao pensar sobre o que a profissão poderia ser e entendeu o papel dos designers em sua responsabilidade de tornar o século 21 tão bonito, empoderador e edificante (quanto possível) para pessoas de todas as raças – e para que nossa civilização humana prospere”, disse ao site “Wallpaper”.