Lançada nos anos 1960 com grande barulho, a minissaia é a peça-chave do verão 2022

Modelo marcou presença nos desfiles de Paris e Milão Fasion Week
Gilberto Júnior

Minissaia marca presença no Milão Fashion Week 2022 Foto: Getty Images

Tida como a última grande invenção da indústria da moda dos anos 1960, apesar de opositores de peso como Coco Chanel, a minissaia, cuja autoria é creditada à estilista britânica Mary Quant, é o símbolo do verão 2022. Onipresente nas passarelas do Hemisfério Norte, a peça ganhou as mais variadas interpretações. Donatella Versace apresentou o look em blocos, incrementando a produção com os icônicos alfinetes da casa. Em sua parceria com a Fendi, conhecida como Fendace, a designer mostrou uma opção mais ostensiva da tendência.

Na Dior, Maria Grazia Chiuri seguiu por um caminho pautado pelo trabalho manual. Já Miuccia Prada veio com duas propostas: na Prada, caudas para tirar o visual da monotonia; na Miu Miu, cintura baixa com top cropped. Enquanto isso na Chanel, Virginie Viard revirou os arquivos da tradicional maison e resgatou os anos 1990, trazendo à tona tailleurs elegantes.

Modelo desfila com minissaia no Paris Fashion Week Foto: Getty Images
Modelo desfila com minissaia no Paris Fashion Week Foto: Getty Images

“O espírito do tempo define o espírito da moda”, observa a pesquisadora Paula Acioli. “Depois de um longo período de confinamento, nos comunicando apenas remotamente, sem chances de grandes ousadias, nada mais natural que o enorme desejo de expor o que por tanto tempo ficou ‘escondido’. O retorno da minissaia, considerada uma revolução na moda feminina, chega num momento igualmente revolucionário de reinvenção da indústria e da sociedade.”

Para a stylist Manu Carvalho, o look da vez é um contraponto ao comprimento mídi, hit há algumas estações. “Tem muito a ver com a vontade de extravasar e de se expor”, diz Manu.

Paula acrescenta que o retorno triunfal da peça também está ligado ao interesse das novas gerações pelo passado: “Essa volta se dá num instante no qual as mulheres não necessitam mais lutar por afirmação. Já queimaram sutiãs, decidiram ficar grisalhas e se comportarem como lhes convier”.

Modelo desfila com minissaia da Miu Miu no Paris Fashion Week Foto: Getty Images
Modelo desfila com minissaia da Miu Miu no Paris Fashion Week Foto: Getty Images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.