Conheça Leni Simão, que cria peças atemporais para mulheres de todas as medidas

Estilista desenha, corta, monta, costura e vende em sua casa-ateliê em Santa Teresa
Marcia Disitzer

A estilista Leni Simão Foto: Valentina Varela
A estilista Leni Simão Foto: Valentina Varela

Autodidata, a paulista Leni Simão começou a costurar aos 14 anos com a máquina da irmã mais velha. Ao ingressar na faculdade de Arquitetura, em Salvador, já criava e confeccionava peças para as amigas e para as amigas das amigas. Quando se deu conta, tinha trocado a prancheta pela moda. Aos 60 anos e radicada no Rio, ela segue dando asas para a vocação. Mora no próprio ateliê — numa casa que pertenceu ao político e diplomata Osvaldo Aranha (1894-1960), em Santa Teresa — onde recebe as clientes com vinho, música e peças descoladas de tendências.

A preferência da estilista, que segue fazendo absolutamente tudo sozinha (desenha, corta, monta, costura e vende) é pelas fibras naturais, como linho e seda. Também utiliza tecidos adquiridos em viagens pela América Central e pela Europa. As modelagens flertam com as décadas de 1920, 1950 e 1970, e a valorização de corpos reais está no cerne da criação democrática. “As mulheres têm formas e precisam estar felizes dentro das roupas. Tenho peças prontas até o manequim 48 e posso fazê-las em qualquer medida”, explica. A versatilidade atrai gerações: “Costumo atender neta, mãe e avó.

Os atores Gabriel Sanches e Alessandro Brandão vestem roupas criadas por Leni Foto: Luca Ayres

E, muitas vezes, as meninas de 18 anos são mais conservadoras do que as avós com mais de 60”, observa. Também é comum transformar roupas afetivas, aquelas que ficam guardadas por anos e das quais não há desejo de desapegar, e criar sob medida a quatro mãos com a cliente.

Habilidosa, Leni faz ainda estofados à la Almodóvar para a casa cercada de vidro em que mora, pinta tecido, porcelana e se arrisca nas telas. “Tenho várias amigas psicanalistas. Elas dizem que se eu não fizesse tudo isso ficaria bem louca”, diz.

Nas fotos da página ao lado, a estilista contou com a participação especial dos atores Gabriel Sanches e Alessandro Brandão, que, a partir deste ensaio, criaram as personagens Nina e Sara e as levaram para o teatro durante várias temporadas. “Eles eram meus vizinhos, são meus amigos e traduziram exatamente o que eu queria passar”, explica. Leni atende com hora marcada (WhatsApp: 21-98016-4911/os preços vão de R$ 160 a R$ 600): “Minhas clientes acabam virando minhas amigas”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.