O duque e a duquesa de Sussex publicaram uma declaração em seu site nesta quinta-feira criticando a invasão russa da Ucrânia

O príncipe Harry e Meghan Markle se posicionaram sobre a invasão russa na Ucrânia. “Nós, príncipe Harry e Meghan, o duque e a duquesa de Sussex, estamos com o povo da Ucrânia contra essa violação do direito internacional e humanitário e incentivamos a comunidade global e seus líderes a fazerem o mesmo”, disse o comunicado.
A declaração vem logo após o líder russo Vladimir Putin anunciar uma “operação militar especial” na área de Donbass, na Ucrânia, uma região separatista do país que ele disse nesta semana que deveria ser independente – uma medida rejeitada pelos EUA e pela Ucrânia.
Putin também emitiu um aviso para quem tentasse intervir, dizendo que “devem saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como você nunca experimentou em sua história”, segundo o The New York Times.
O presidente Joe Biden respondeu ao discurso televisionado de Putin em um comunicado via Casa Branca, dizendo em parte: “O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano”.
“Somente a Rússia é responsável pela morte e destruição que este ataque trará, e os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de maneira unida e decisiva”, continuou Biden, acrescentando: “O mundo responsabilizará a Rússia”.
À medida que o conflito continua a aumentar, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse na sexta-feira que pelo menos 137 pessoas foram mortas e 316 ficaram feridas, segundo relatos.