Pré-poo: o que é, quais são os benefícios e como fazer essa técnica de proteção aos fios

Profissionais respondem as principais dúvidas sobre a etapa que promete blindar o cabelo contra o ressecamento causado pelos shampoos
SARA MAGALHÃES (@SARAMAGALHAES)

Pré-poo: o que é e quais são os benefícios dessa técnica (Foto: Arquivo Vogue/ Ellen von Unwerth)

Você já ouviu falar no pré-shampoo, ou pré-poo (para as íntimas)? Essa etapa de cuidado com o cabelo promete manter o equilíbrio e a saúde dos fios minimizando o impacto da ação dos shampoos, que acabam retirando além das impurezas e excesso de sebo também parte da hidratação dos fios.

“Essa técnica ajuda a evitar possíveis ressecamentos provocados pela ação adstringente de alguns produtos”, resume a tricologista Vivane Coutinho, docente na Academia Brasileira de Tricologia. Embora não seja um termo recente, ele se popularizou nos últimos anos depois que os shampoos com sulfato e outros ingredientes limpantes ganharam a fama de causar ressecamento.

Veja abaixo um compilado das principais informações que você precisa saber sobre o pré-poo:

O que é o pré-poo?

A técnica de pré-poo, que significa literalmente “antes do shampoo”, é utilizada para preparar o cabelo que será submetido a lavagem, mesmo que sejam usados produtos para limpeza suave. “Ao realizar a preparação do fio para a higienização, conseguimos preservar a fibra capilar e minimizar os efeitos provocados pela ação adistringente do shampoo”, explica a hair stylist Mabel Garcia, idealizadora do Raízesse, salão especializado em cabelos cacheados.

Viviane destaca que o mercado da beleza conta com produtos específicos para esta etapa, que já trazem em sua formulação elementos para criar uma película protetora nos fios antes deles entrarem em contato com os ingredientes limpantes do shampoo.

Para quem é indicado fazer pré-poo?

O pré-poo é um recurso que pode ser aplicado em todos os tipos de cabelo, no entanto, ele é ainda mais indicado para fios ressecados ou que tenham sido submetidos a qualquer tipo de química e, por isso, se tornaram fragilizados. “Todo cabelo pode fazer pré-poo desde que tenha a necessidade de proteção extra do fio. Cabelos lisos que foram descoloridos, por exemplo, ou que tenham se enfraquecido recentemente por alguma técnica podem ficar mais saudáveis com a utilização do pré-poo. Cabelos cacheados e crespos que estejam mais secos também podem apostar nesse cuidado.”

Como fazer o pré-poo?

Além de cosméticos desenvolvidos especialmente para a etapa do pré-poo, Mabel destaca que também é possível fazer a técnica utilizando um óleo vegetal, um condicionador ou uma máscara leve. “15 minutos antes de lavar, aplique uma pequena quantidade do óleo vegetal no comprimento, especialmente nas pontas, ou uma máscara ou condicionador com o cabelo úmido. Em seguida, desembarace os fios e aguarde para que os produtos penetrem na fibra capilar. Depois, lave normalmente com shampoo”, explica a hair stylist. “É importante respeitar esse tempo de pausa para que haja a entrega dos ativos”, acrescenta Viviane.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.