Coletivo Casa Comun joga luz às produções de moda e arte do subúrbio do Rio

Projeto também segue diretrizes de sustentabilidade, economia criativa e circular
Yasmin Setubal

Espaço do Coletivo Casa Comun Foto: Arquivo pessoal

Num dos vários becos espalhados pelo alvoroçado Centro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, setas orientam para a entrada de uma vila silenciosa. Lá se firmou o Coletivo Casa Comun (com ene no final mesmo, de “comunitário”), um espaço que abriga exclusivamente produções de moda e artísticas do subúrbio, em especial os bairros da região. “Muitas marcas acreditam que, para serem vistas, precisam ir para a Zona Sul. Não que isso seja ruim, mas existem dificuldades, como a questão do deslocamento. Nossa ideia é dar prioridade a elas e mostrar que temos potencial”, diz Nathália Miguel, de 31 anos, que idealizou o projeto junto com dois amigos, Pedro Ellis, de 36, e Renata Benet, de 34.

Atualmente, o coletivo possui 19 residentes de segmentos variados, que ofertam de vestuário a absorventes ecológicos. “Para entrar, a marca precisa atender nossos pilares, tocar iniciativas sustentáveis e entender sobre economia criativa e circular. Além disso, nossa produção é toda local, desde a compra com os fornecedores até as costureiras que executam as peças. Acreditamos que o dinheiro precisa rodar pela região”, pondera.

Hall de entrada do Coletivo Casa Comun Foto: Arquivo pessoal
Hall de entrada do Coletivo Casa Comun Foto: Arquivo pessoal

Em quase cinco anos de operação, o projeto já conta com a estrutura de duas casas anexadas, com dois ateliês, um café, estúdio de tatuagem e uma escola de artes. A maioria dos móveis que decoram o espaço são itens reaproveitados, seguindo diretrizes de sustentabilidade. “Fizemos um mostruário com caixa de transporte de bacalhau, vidro de janela e pé de máquina de costura antiga”, acrescenta Nathália.

Além do comércio, outras atividades são pensadas para movimentar a cultura local: “Realizamos eventos gastronômicos, brechós por escambo, temos nosso clube de leitura e incentivamos o empreendedorismo com cursos. Aqui, mais do que tudo, é um espaço colaborativo e aberto à troca de ideias”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.