Lasai, de Rafa Costa e Silva, fecha as portas para reabrir menor, servindo apenas oito pessoas por noite

O novo endereço é pertinho do primeiro, fica no Largo dos Leões, número 35: ‘Era muito exaustivo receber quarenta pessoas por noite da forma que desejamos’

A equipe do novo Lasai: Zigor Sololuze, Sabrina Mello, Luiza Lucchesi, Malena Cardiel, chef Rafa Costa e Silva, Maira Freire, Vinicius Maciel e Mara Cristina Foto: Ana Branco / Agência O Globo
A equipe do novo Lasai: Zigor Sololuze, Sabrina Mello, Luiza Lucchesi, Malena Cardiel, chef Rafa Costa e Silva, Maira Freire, Vinicius Maciel e Mara Cristina Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Não foi por falta de prêmios ou lista de espera. Depois de 8 anos de funcionamento, o Lasai, de Rafa Costa e Silva e Malena Cardiel, fechou as portas do sobrado na Conde de Irajá, em Botafogo. Mas, segundo o casal de chefs, para ficar ainda melhor: mais potente, altamente moderno, nanotecnológico e ainda mais concentrado em proporcionar uma experiência única aos clientes. O novo endereço é pertinho do primeiro, fica no Largo dos Leões, número 35.

Lula com verduras e bokchoy Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Lula com verduras e bokchoy Foto: Ana Branco / Agência O Globo

A mudança já era um desejo antigo, que veio junto com o nascimento do filho Emiliano, de 3 anos. “O restaurante, até a chegada do Emi, era a nossa única prioridade. Ele mudou tudo na nossa vida. Queremos dar atenção ao nosso filho e também atender com excelência os nossos clientes. É muito exaustivo receber quarenta pessoas por noite da forma que desejamos, então, a solução foi desenvolver um Lasai pocket: em vez de acolher quarenta clientes por noite, serão oito por dia, quarenta por semana”, calcula Rafa.

Nesse modelo mais intimista, com projeto dos arquitetos Joyce Camillo e Leonardo Jara, há apenas uma bancada em que o cliente fica quase dentro da cozinha. “Vamos mostrar de maneira mais profunda a nossa proposta”, conta Malena.

O que existe de mais moderno em termos de equipamentos, técnicas e serviços do universo gastronômico está no novo espaço. Louças da Revol Porcelaine recicladas, fogões, fornos, grelhas, geladeiras, armários de vácuo e máquinas de café da tecnológica e perfeccionista alemã Miele, copos Riedel e talheres Arthur Hupp.

Rabo de porco crocante, berinjela, semente de mostarda Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Rabo de porco crocante, berinjela, semente de mostarda Foto: Ana Branco / Agência O Globo

O restaurante permanece fiel à proposta de desenvolver novos traços da identidade da gastronomia brasileira, com ingredientes locais e sustentáveis. Rafa valoriza o conceito que prega a integração entre o produtor e o cozinheiro, o resgate do sabor verdadeiro dos alimentos, a criatividade somada à inovação técnica e à sustentabilidade. “É maravilhoso plantar o que vou cozinhar e contar com produtores sérios. Minha criação de galinhas e a horta orgânica são essenciais para realizar o que eu desejo”, diz ele.

Grande parte dos ingredientes é fornecida pela horta do próprio Lasai, localizada no Vale das Videiras, interior do Rio, e por produtores com práticas sustentáveis, incluindo pescadores e criadores. O chef Claude Troisgros é um dos fãs do Lasai. “Rafa, com sabedoria, alma, técnica e paixão, elevou a gastronomia carioca e brasileira a um alto nível. Sua cozinha, que valoriza e respeita o produto, transformou-se no seu grande diferencial”, elogia o francês.

A comida do Lasai conquistou por ser artesanal, delicada, intelectual, autoral, sutil e forte. Entre os pratos que serão servidos no menu degustação (R$ 725), estão vieira com tutano, brócolis com atum blue fin; couve-flor tostada na manteiga lardo; nabo na manteiga cozido com molho untuoso e crocante de quiabo; chuchu com frutos do mar e caldo de frutos do mar; couve-flor tostada na manteiga lardo; flan quente de queijo com rabanete cru frio; tempurá de tripa; crocante de peixe cru frio com tempero de raspa de limão; ebolo de beterraba com calda de beterraba.

E o que acontece com a casa lindinha do antigo endereço? Ali será inaugurado o Nak, um mix de café, padaria e mercado, em clima mais casual.

Novidade dois em um.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.