Olhos coloridos,crisais e pedrarias, ‘wet look’, tranças e referências dos anos 1960 estão em alta na temporada: ‘Movimento forte é o mood esperimental’ diz Vic Ceridono
Marcia Disitzer

As semanas de moda internacionais, que apresentaram as coleções de primavera-verão 2022/2023, também trouxeram aos holofotes as tendências de beleza da temporada. Sombras em cores vibrantes, como rosa pink, pedrarias que conferem efeito artístico à make, cabelo molhado e rebelde e referências dos anos 1960 estão em alta. Confira abaixo!
Delineado moderno
Na passarela de Giambattista Valli, o delineado furta-cor chamou atenção. “O seriado ‘Euphoria’ amplificou essa tendência de formas gráficas produzidas em acetato e papel laminado”, observa a beauty artist Fernanda Suzz. Traços coloridos nos olhos, em formatos ora gráficos, ora gatinho, também seguem on.

Lábios in red
Saem as máscaras, voltam os batons, de preferência, vermelhos. Na Miu Miu, o tom cereja coberto de gloss imperou. Na Miu Miu, o tom cereja coberto de gloss imperou. Na Tory Burch, o vermelho mais fechado tem acabamento mate.

Trance-se
Em diversas interpretações, as tranças surgiram vitoriosas nos desfiles internacionais de outono/inverno 2022/2023. Exemplos: em penteados esculturais na Collina Strada, na versão box braids (as mechas são divididas em quadrados e trançadas com cabelo sintético) na Dolce & Gabbana, finas, dando acabamento ao coque, na Dior.

“É importante para quebra de preconceitos e inserção de mulheres e homens negros no mercado de luxo”, diz a pesquisadora do Coolhunter Favela, Rafaela Pinah.

Molhado e rebelde
O wet hair, o cabelo com acabamento molhado, está com tudo. Bateu ponto em grifes como Fendi (foto), Giambattista Valli, Altuzarra e Nensi Dojaka. “Hoje, o wet tem uma leve oleosidade que faz com que as ondas fiquem marcadas, é um efeito novo”, destaca o beauty artist Fernando Torquatto.

Cristais e pedrarias
“Um movimento muito forte é esse mood experimental. Agora que o mundo está reabrindo, vem a vontade de sair do lugar comum. Por isso, a gente viu tantas propostas com aplicações e pedrarias nessa temporada”, avalia Vic Ceridono. As grifes Burberry, Gucci e Simone Rocha foram algumas que apostaram na make 3D.

Olhos bold
Sobrancelhas apagadas e olhos com cores impactantes, como o azul intenso, na Saint Laurent, são definidos pela beauty artist Fernanda Suzz como maquiagens “fora da curva”. “Ganharam espaço com as criadores de conteúdo de beleza da geração Z. As passarelas agora espelham esse movimento”, analisa.
