Por Kelly Bell
O designer americano Bill Curry projetou a lâmpada Obello em 1971, mesmo ano em que faleceu. A forma em forma de cogumelo de vidro único ainda não tinha nome, com evidências da era atômica, corrida espacial e cultura pop da década de 1970 em Los Angeles em seu design. Cinquenta e um anos depois, endossada pela família de Curry, a GUBI está produzindo a Lâmpada Obello pela primeira vez – e é portátil.
“Bill Curry revolucionou o design de iluminação nas décadas de 1960 e 1970, mas ele não se tornou o nome familiar global que poderia ter sido. GUBI está comprometido em apresentar seu trabalho ao público de hoje e garantir seu lugar de direito na história do design de iluminação”, diz a Diretora de Marketing da GUBI, Marie Kristine Schmidt.
Obello, com sua cúpula de vidro fosco soprado pela boca (um desafio graças à sua forma) e luz LED regulável, pode ser facilmente movida entre o interior e o exterior. Crie uma sala ao ar livre enquanto o sol se põe com o design que também é uma referência às antigas lanternas de petróleo. O dimmer permite que você ajuste o brilho usando dois LEDs – uma lâmpada mais brilhante voltada para cima e uma segunda lâmpada dimmer voltada para baixo. A saída dupla também fornece distribuição de luz uniforme de todos os ângulos. Carregamento em 4,5 horas, pode fornecer até 40 horas de iluminação. E embora o Obello deva ser armazenado e carregado em ambientes fechados, é à prova de respingos e pode resistir a um banho de chuva.
Julie Silliman, membro da família Curry, diz: “É maravilhoso ver a lâmpada Obello finalmente entrar em produção – e eu sei que Bill teria adorado esta nova versão portátil. Ele foi um pioneiro no design de iluminação que é justo que seus projetos continuem evoluindo para refletir os usos contemporâneos.”
Para saber mais sobre a lâmpada Obello, visite gubi.com .