
A ideia que geralmente vem à mente quando se pensa em apartamentos no sótão é um espaço apertado e escuro com pouco espaço para a cabeça, mas o Komon architekti pode facilmente provar que essa teoria está errada. O projeto Attic Apartment with a Black Box reside em uma casa da década de 1930 em Praga Libeň, onde o sótão foi transformado em apartamento na década de 1990. O apartamento foi dividido em muitas salas pequenas, levando o Komon architekti a abri-lo para formar um espaço cheio de luz, de pé-direito duplo, que parece muito maior do que seus 84 metros quadrados (aproximadamente 904 pés quadrados).
A sala de estar se beneficia do espaço de cabeça recém-inaugurado, permitindo que uma estante alta e um par de pingentes de vidro Neverending Glory da Lasvit preencham verticalmente o espaço sem bloqueá-lo.
Enquanto a maior parte do apartamento é branca, uma caixa de madeira preta é construída no centro para abrigar um pequeno banheiro, a escada e a passarela no segundo nível. O projeto abriu o layout sem exigir nenhuma alteração estrutural.
Um terrazzo cinza claro é usado para as bancadas da cozinha e backsplash, bem como para as superfícies do banheiro.
A cozinha minimalista apresenta armários brancos simples para as partes inferiores e uma única prateleira aberta que se estende por todo o comprimento da cozinha no lugar dos armários superiores.
As janelas embutidas no telhado inclinado preenchem o espaço com luz natural graças ao layout aberto.
As treliças do telhado e os postes de aço originais são deixados expostos, adicionando personalidade ao novo espaço.
Fotos de Tomáš Slavík .