Conheça a Rê.ciclo, marca de moda upcycling que faz sucesso no subúrbio do Rio

Renata Benet, à frente do projeto, transforma roupas paradas em brechós em peças de desejo
Yasmin Setubal

Camisa transformada por Renata Benet para a Rê.ciclo Foto: Divulgação

Ao longo de suas andanças por brechós, a estilista Renata Benet, de 34 anos, observou que algumas peças nunca saíam das araras, como camisas masculinas, que sobravam aos montes pela falta de interesse. Dessa reflexão nasceu o ponto de partida para a criação, em 2019, da Rê.ciclo, marca de upcycling, focada no reaproveitamento de roupas, acessórios e outros materiais já existentes. “O que me move é tentar salvar as peças, porque vemos algumas que ficam mais de um ano paradas. A ideia é pegar aquelas que não vendem e dar uma atualizada”, comenta.

Para dar novo ciclo às roupas garimpadas em lojas de segunda mão, Renata, junto com a sócia, Marcele Cruz, utiliza métodos como corte, costura, pintura, emendas e ajustes. Frases como “soy libre”, silhuetas faciais, flores e corações dão o tom das estampas. As criações são exibidas e comercializadas no Instagram da marca (@re.ciclonovo) e no Coletivo Casa Comun, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

Roupas transformadas por Renata Benet para a Rê.ciclo Foto: Divulgação
Roupas transformadas por Renata Benet para a Rê.ciclo Foto: Divulgação

Apesar do business e da paixão por moda, Renata pontua que o incentivo a práticas de consumo consciente e iniciativas sustentáveis é o que mais a toca. “A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo. Precisamos fazer nossa parte, tentando fomentar essa consciência e ampliar a preocupação com o descarte de peças que acabam indo para o lixo e que podem ter uma vida bem mais longa”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.