As bruxas estão soltas em 25 filmes na mostra ‘Mulheres mágicas’, no CCBB

Projeto investiga a construção da figura da feiticeira ao longo da história

Kim Novak no filme ‘Sortilégio do amor’ (1958), que compõe a mostra ‘Mulheres mágicas – Reinvenções da bruxa no cinema’, no CCBB — Foto: Divulgação/Sony

Com 25 filmes, entre longas e curtas clássicos e contemporâneos, de vários países e gêneros, a mostra “Mulheres mágicas”, dedicada a investigar a construção da figura das bruxas na história do cinema, entra em cartaz nesta quarta-feira (13), no CCBB Rio.

Até 9 de maio serão exibidas obras que exploram duas perspectivas da feiticeira. De um lado, o arquétipo da bruxa dos contos de fadas, perseguida durante o período medieval, a partir de clássicos como “Dias de ira”, de Carl Theodor Dreyer, “O reino das fadas”, de Georges Méliès, “Suspiria”, de Dario Argento, “Häxan – A feitiçaria através dos tempos”, de Benjamin Christensen, e ainda a comédia romântica “Sortilégio do amor”, de Richard Quine, que encara a bruxa como símbolo de sedução e traz no elenco Kim Novak, James Stewart e Jack Lemmon.

De outro, filmes que propõem a releitura das bruxas como figuras sábias e que desafiam as normas de suas épocas, através do trabalho de cineastas mulheres, como em “Covil das bruxas”, da ucraniana Maya Deren, “Amores divididos”, da americana Kasi Lemmons, e o islandês “A árvore de zimbro”, de Nietzchka Keene, que tem como protagonista a cantora Bjork e abre a mostra.

A programação conta ainda com duas sessões infantis do clássico “O mágico de Oz” (Victor Fleming, 1939) dublado. O catálogo virtual, com toda a programação, pode ser baixado no site da mostra (www.mulheresmagicas.com), onde o público também encontra dois filmes disponíveis gratuitamente: “Feiticeiras, minhas irmãs” (Camille Ducellier, 2010), de 13 a 19 de abril; e “A árvore de zimbro” (Nietzchka Keene, 1990), de 21 a 27 de abril.

Serviço: Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março 66, Centro — 3808-2020. Qua a seg, até 9 de maio. R$ 10. Ingressos disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria do CCBB ou no site Eventim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.