Especialistas apontam exageros em pigmentação de sobrancelhas

Experts no assunto exaltam a importância da naturalidade do olhar
Por Isabela Caban

Sobrancelhas — Foto: Shutterstock

Chamadas de moldura do rosto, as sobrancelhas viraram um universo à parte no mercado da beleza, com uma quantidade crescente de técnicas e produtos. Diante do extenso cardápio, muita gente parece ir com sede ao pote e os resultados têm inflado opiniões nas redes sociais e entre experts no assunto. Estariam errando a mão, tirando a harmonia do conjunto da obra.

O ti-ti-ti maior gira em torno da micropigmentação, a técnica similar a uma tatuagem mais superficial, com duração em torno de um ano, que consiste em aplicar uma espécie de tinta com uma agulha na região. Caiu nas graças de celebridades como Sabrina Sato, Giovanna Antonelli, Anitta, Cleo Pires e da influenciadora Jade Picon, cujas sobrancelhas renderam milhares de comentários durante sua estadia no “BBB 22”. Nesse procedimento, há mais de cinco opções para escolher, dependendo do caso, com nomes como microblanding, shadow, esfumada e compacta (com valores em torno de R$ 700). Novidade fresquinha é a nanoblanding, feita com lâmina mais fininha para desenhar os fios e deixar um design menos certinho.

Da clínica Gávea Beleza e Estética, no Shopping da Gávea, a micropigmentadora Gy Cabral conta que recebe muitas mulheres para corrigir imperfeições de sessões mal feitas. E sempre aparecem as que almejam mudanças radicais. “Não dá para redesenhar as sobrancelhas. Essa técnica demanda sutileza, causa um efeito de ilusão para chegar a uma aparência natural. Já precisei acalmar as expectativas e até mesmo recusar atendimento, com a certeza de que ficaria carregado demais o resultado”, revela Gy. À frente da clínica, a empresária Gabriela Zveiter, que acompanha e estuda a área da beleza há mais de 10 anos, defende que a micropigmentação serve para quem possui falhas, perdeu pelos por causa de doenças e tratamentos ou afinou na época da moda e nunca mais conseguiu volume. “Não tem por que micropigmentar sobrancelhas mais grossas e preenchidas. Só limpar, escovar, deixar bem natural que até rejuvenesce o rosto. Veja a Lilly Collins, que linda!”, elogia.

Uma das mais famosas designers de sobrancelhas da cidade, Mareanna Essa levanta a bandeira da naturalidade acima de tudo. Sobrancelhas perfeitas? Sem pestanejar, cita Marisa Monte. Foi uma das que postaram opinião quando Jade Picon apareceu com a nova expressão: “Ela acerta por usar sobrancelhas grossas (amo!), mas precisa de mais de leveza. O desenho está muito quadrado, uma geometria que não valoriza a beleza. Ela não precisa de micropigmentação”, analisou Mareanna em seu perfil do Instagram. A iraquiana, que trouxe para cá a tão disseminada técnica da linha (e atende hoje no Care, em Ipanema), explica que a regra básica é respeitar a forma como os pelos nascem, não escurecê-los (“Entristece o olhar”), nem clareá-los para combinar com o cabelo.“O que tenho visto de mulher com as sobrancelha verde e azul…. Verdade! Acontece quando a micropigmentação desbota. Sugiro aplicar produtos que estimulem o crescimento, para pegar esses fios novos e disfarçar.”

Em terra estrangeira, famosas também aderiram ao estilo mais carregado e não passam despercebidas pelo olhar criterioso de Mareanna. A cantora Demi Lovato, por exemplo. “Ninguém nasce com sobrancelha 100% cheia, preenchida. Dá para ver quando tem micropigmentação porque o desenho fica por fora. Muito artificial, misericórdia!”, crava a designer.

Marisa Monte: a designer Mareanna Essa cita a cantora como exemplo de naturalidade de beleza no quesito sobrancelha — Foto: Leo Aversa
Marisa Monte: a designer Mareanna Essa cita a cantora como exemplo de naturalidade de beleza no quesito sobrancelha — Foto: Leo Aversa

Outras técnicas que podem acabar mexendo drasticamente nesses pelinhos são a blow lamination e fox eyes. Enquanto a primeira equivale a pentear os fios para cima e fixá-los com tinta semipermanente, a segunda mistura toxina botulínica, fios de sustentação e até preenchimento para chegar a “olhos de raposa”, com a elevação acentuada da cauda da sobrancelha.

A cantora Demi Lovato: sobrancelha muito artificial, segundo especialistas — Foto: Reprodução do Instagram
A cantora Demi Lovato: sobrancelha muito artificial, segundo especialistas — Foto: Reprodução do Instagram

A beauty artist Fernanda Suzz engrossa o coro do “menos é mais”, preservando a essência do desenho original e usando maquiagem apenas preencher. “Cada caso é um caso. Mas, no geral, lápis marrom com fundo acinzentado funciona bem. Uso também pigmento em gel”, dá a dica. “Qualquer mudança excessiva interfere na expressão, deixa o rosto em desequilíbrio. Vamos exagerar não.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.