Levi Strauss vai reembolsar gastos de funcionárias com viagens para aborto nos EUA

Medida ocorre enquanto vários estados estão restringindo direitos reprodutivos no país
Doyinsola Oladipo

Placa de loja da Levi Strauss em Nova York, nos Estados Unidos – Andrew Kelly – 15.fev.2022/Reuters

LONDRES | REUTERS – A Levi Strauss & Co anunciou nesta quarta-feira (4) que irá reembolsar gastos de viagens para suas funcionárias de tempo integral ou parcial que precisarem ir para outros estados norte-americanos em busca de serviços de saúde, incluindo abortos.

A empresa de vestuário, conhecida por suas calças jeans, é a mais recente empresa norte-americana a oferecer o benefício, enquanto vários estados estão reprimindo o acesso ao aborto.

A Suprema Corte dos Estados Unidos está inclinada a reverter a histórica decisão Roe vs. Wade, que legalizou o aborto em todo país, de acordo com um rascunho inicial vazado com a opinião da maioria do tribunal e que foi publicado pelo veículo Politico na segunda-feira.

“Dado o que está em jogo, líderes empresariais precisam fazer com que suas vozes sejam escutadas e precisam agir para proteger a saúde e o bem-estar de seus funcionários. Isso significa proteger seus direitos reprodutivos”, afirmou a empresa em nota.

Outras companhias prometeram oferecer apoio semelhante a seus funcionários norte-americanos que precisem sair de estados como Texas e Oklahoma, que restringiram o acesso aos serviços de aborto.

Amazon.com, segunda maior empregadora privada dos EUA, afirmou na segunda-feira que irá pagar até US$ 4 mil em gastos de viagem anuais para tratamentos médicos, entre eles abortos eletivos.

O Citigroup se tornou em março o maior banco norte-americano a fazer um comprometimento semelhante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.