Propaganda da Adidas que exibe dezenas de seios é banida no Reino Unido por ‘nudez explícita’

Agência de Padrões de Publicidade recebeu 24 reclamações de que o anúncio de sutiãs esportivos objetificava o corpo feminino

Propaganda da Adidas que exibe seios foi banida no Reino Unido Foto: Reprodução

LONDRES – Uma propaganda de sutiãs esportivos da Adidas foi banida no Reino Unido por exibir fotos de seios de dezenas de mulheres de diferentes tons de pele, formato e tamanho. O anúncio foi proibido por conter “nudez explícita”, segundo a BBC.

A Agência de Padrões de Publicidade (ASA, na sigla em inglês) verificou que três versões da peça publicitária tinham potencial para causar “ofensa generalizada”. O órgão recebeu 24 reclamações de que o uso de nudez no anúncio era gratuito e objetificava as mulheres ao sexualizá-las e “reduzi-las a partes do corpo”.

O anúncio foi compartilhado no Twitter em fevereiro e suscitou críticas por parte de internautas. A rede social disse que a publicação não descumpria as regras da plataforma, apesar de o post ter sido denunciado por usuários.

“Acreditamos que os seios das mulheres em todas as formas e tamanhos merecem apoio e conforto. É por isso que nossa nova linha de sutiãs esportivos contém 43 estilos, para que todos possam encontrar o ajuste certo para eles”, dizia o tweet, com um pôster exibindo seios de mais de 60 mulheres.

Propaganda da Adidas que exibe seios foi banida do Reino Unido Foto: Reprodução
Propaganda da Adidas que exibe seios foi banida do Reino Unido Foto: Reprodução

A ASA avaliou que a maneira como as mulheres foram retratadas no post não era sexualmente explícita nem as objetificava, mas interpretou que poderia ser visto como nudez explícita. A agência decidiu que os anúncios não eram adequados para uso em mídia direcionada, onde pudessem ser vistos por crianças.

A Adidas alegou que os anúncios “mostram o quão diversos são os seios”, de acordo com a BBC. A multinacional alemã afirmou que as imagens pretendiam “refletir e celebrar diferentes formas e tamanhos, ilustrar a diversidade e demonstrar por que os sutiãs de apoio sob medida são importantes”.

A empresa acrescentou que as imagens foram cortadas para proteger a identidade dos modelos e garantir sua segurança. Segundo a Adidas, as modelos que posaram para o anúncio endossaram os objetivos da publicidade e se ofereceram para a campanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.