Apple lança recursos contra relacionamentos abusivos no iOS 16

Empresa mostrou nova configuração de segurança durante o WWDC
Por Bruna Arimathea – O Estado de S. Paulo

Na área de privacidade, o iOS 16 vai ter uma configuração que permite resetar todos os dados de compartilhamento

A Apple anunciou nesta segunda-feira, 6, durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), que o iOS 16 vai ter uma configuração de segurança para vítimas de relacionamento abusivo. O novo sistema operacional para iPhone incluiu uma aba para pessoas que se sintam ameaçadas nessas situações possam desvincular mais facilmente seus dados de dispositivos de potenciais agressores. 

A configuração, chamada Safety Check, faz parte do pacote de segurança e privacidade apresentado pela Apple no evento anual para desenvolvedores. De acordo com a companhia, a aba vai estar na parte de ajustes do celular, com um acesso de fácil identificação para escolher com quem compartilhar informações e quais dados podem ser divididos. Ainda, é possível selecionar os aplicativos que podem receber os dados pessoais inseridos no celular.

Além disso, um botão em destaque aparece no menu, com a opção de resetar essas informações em todos os aparelhos conectados com aquela conta. Para a empresa, essa é uma forma de rapidamente tirar o acesso de dados importantes das vítimas da mão de abusadores — ferramenta permite gerenciar quem tem acesso aos dados e senhas e quais aplicativos podem fazer uso dessas informações. 

Um dos cenários em que a tecnologia pode ser usada é no fim de um relacionamento abusivo, por exemplo. A vítima pode usar o botão de emergência para revogar todos os acessos de pessoas conectadas ao dispositivo, que podem ainda conseguir informações sobre localização, check-ins ou atividades realizadas pelo contato.

O iOS 16, apresentado na WWDC, deve estar disponível em versão beta para desenvolvedores a partir de julho, e usuários da Apple poderão baixar a atualização no final do ano. O evento, que contou com novidades para o iOS 16, novo sistema operacional do iPhone e outras atualizações, aconteceu na sede da empresa, em Cupertino, Califórnia. O sistema operacional deve ser lançado para o público juntamente com os novos iPhones da marca, tradicionalmente em setembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.