XP cria faculdade para driblar falta de mão de obra e abastecer seus quadros de tecnologia

Sem cobrar mensalidade, novo negócio do grupo visa a formar profissionais do ramo e fazer dinheiro com cursos de curta duração e pós-graduação. Primeira leva de turmas terá 400 vagas
Por Marcelo Mota — São Paulo

Além de ensino superior gratuito, XP irá oferecer outros cursos pagos: faculdade da empresa visa a driblar escassez de mão de obra – Foto: Divulgação

Contratar profissionais de tecnologia se tornou um tormento tão presente na vida das empresas que o grupo XP, célebre por ter promovido por meio digital a popularização do mercado de capitais brasileiro, lança esta semana a sua faculdade. Com cinco cursos voltados para essa área e totalmente online, a Faculdade XP inova em pelo menos um aspecto: isenção de mensalidade para todos os seus alunos.

Não se trata de filantropia e menos ainda de demonstração de desinteresse da casa fundada e liderada por Guilherme Benchimol. Face a uma escassez de mão de obra qualificada para sustentar o crescimento do próprio negócio, a XP terá na sua unidade de educação um celeiro de craques em tecnologia, moldados desde o nascedouro conforme a sua cultura de trabalho. Com isso, busca ter a chance de atrair esses profissionais para si antes que sejam capturados pelo mercado.

– A gente se inspirou em movimento que nos Estados Unidos estão chamando de employer university (universidade do empregador) – conta o presidente da XP Educação, Paulo de Tarso. – É o desenvolvimento de mão de obra que a empresa ainda vai contratar – explica ele.

Nesta segunda-feira será lançado o edital para a abertura das 400 vagas que vão formar as primeiras turmas de Sistemas de Informação, Ciência de Dados, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Defesa Cibernética.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.