Apple encerra contrato de consultoria com Jony Ive, seu ex-líder de design

Três anos depois de prometer trabalhar “no futuro” com o homem por trás de seus computadores coloridos, a Apple e o Sr. Ive terminaram.
PorTripp Mickle

Jony Ive, à esquerda, e Tim Cook, executivo-chefe da Apple

SÃO FRANCISCO – Quando Jony Ive, o influente líder de design da Apple, saiu da empresa em 2019, Tim Cook, seu executivo-chefe, garantiu aos clientes que Ive, o homem que deu ao mundo computadores coloridos, trabalharia exclusivamente com a empresa por muitos anos.

Não mais.

Ive e a Apple concordaram em parar de trabalhar juntos , de acordo com duas pessoas com conhecimento de seu acordo contratual, encerrando uma corrida de três décadas durante a qual o designer ajudou a definir cada canto arredondado de um iPhone e orientou o desenvolvimento de sua única nova categoria de produto nos últimos anos, o Apple Watch.

Quando Ive deixou a Apple em 2019 para iniciar sua própria empresa de design, a LoveFrom, a fabricante do iPhone assinou um contrato de vários anos com ele avaliado em mais de US$ 100 milhões. Isso fez da Apple o principal cliente de sua empresa, disseram pessoas com conhecimento do acordo.

O acordo restringiu Ive de aceitar trabalhos que a Apple considerasse competitivo e garantiu que o designer informaria o desenvolvimento de produtos futuros, como um headset de realidade aumentada que deve ser lançado no próximo ano , disseram as pessoas.

Nas últimas semanas, com o contrato prestes a ser renovado, as partes concordaram em não prorrogá-lo. Alguns executivos da Apple questionaram quanto a empresa estava pagando a Ive e ficaram frustrados depois que vários de seus designers saíram para ingressar na empresa de Ive. E Ive queria a liberdade de aceitar clientes sem precisar da autorização da Apple, disseram essas pessoas.

Por meio de uma porta-voz, Ive, 55, se recusou a comentar. A Apple também se recusou a comentar.

Antes de deixar a Apple em junho de 2019, Ive ficou desiludido quando Cook fez com que a empresa cada vez mais enorme se concentrasse mais em operações do que em grandes saltos de design, de acordo com mais de uma dúzia de pessoas que trabalharam de perto com Ive. O designer mudou para um cargo de meio período quando Cook se concentrou em vender mais software e serviços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.