CINEMA I Estreias: O Telefone Preto, Paradise – Uma Nova Vida, Memoria, Ela e Eu, Diários de Otsoga, Os Amores Dela

Terror com Ethan Hawke divide as salas com filme contemplativo com Tilda Swinton
HENRIQUE ARTUNI

O Telefone Preto’, de Scott Derrickson. – Divulgação

SÃO PAULO – Os olhos de Ethan Hawke são apenas a cereja no bolo atrás da máscara medonha que tem assustado muita gente antes mesmo de “O Telefone Preto” chegar aos cinemas nesta quinta-feira, dia 21.

O aguardado terror de Scott Derrickson, diretor de “Entidade” e “Doutor Estranho”, entrega requintes de crueldade ao mostrar um assassino louco que prende um menino de 13 anos em seu porão.

Mais do que trazer um serial killer, porém, a trama mergulha no sobrenatural ao inserir na história um estranho telefone que permite que o rapaz preso converse com outras vítimas do matador —sim, que estão falando do além. É com a ajuda delas que ele tentará escapar desse pesadelo.

A nova aposta de Hollywood no gênero divide as salas de São Paulo com os últimos longas de outros grandes cineastas. São os casos do tailandês Apichatpong Weerasethakul —com “Memoria”, primeiro filme dele rodado fora do seu país natal— e do português Miguel Gomes —que com Maureen Fazendeiro dirige o caótico “Diários de Otsoga”, rodado durante o isolamento em 2020, em uma quinta em Sintra.

Há ainda uma variedade de estreias nacionais. Desde o infantil “Pluft, o Fantasminha”, em nova adaptação da clássica peça de Maria Clara Machado, até o brutal “Casa de Antiguidades”, com Antonio Pitanga, e o drama “Ela e Eu”, em que Andréa Beltrão vive uma mulher que acordou de um coma após 20 anos.

A semana tem ainda o inusitado “Paradise – Uma Nova Vida”, sobre a amizade entre um assassino da máfia e seu franzino dedo-duro.Veja abaixo as estreias da semana.

Os Amores Dela
Em meio a uma crise financeira e amorosa, Anais conhece Daniel, que é casado. Eles até têm um caso, mas enquanto o homem se apaixona perdidamente pela vizinha, Anais fica de olho na mulher dele, uma escritora. O resto é história e liberdade.
França, 2021. Direção: Charline Bourgeois-Tacquet. Com: Anais Demoustier, Valeria Bruni Tedeschi, Denis Podalydès. 14 anos


Casa de Antiguidades
Um dos pilares do cinema nacional, Antonio Pitanga vive um velho boiadeiro que vai trabalhar numa fábrica de laticínios numa estranha cidade no sul do país. Enquanto presencia atitudes terríveis de um povo que só fala austríaco e pretende fazer uma revolução separatista no Brasil, o protagonista encontra uma casa abandonada com objetos que evocam sua origem e permitem que ele se reconecte com seus ancestrais.
Brasil/França, 2018. Direção: João Paulo Miranda Maria. Com: Antonio Pitanga, Sam Louwyck e Ana Flavia Cavalcanti. 16 anos


Diários de Otsoga
Neste filme rodado em isolamento, o diretor português Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro vão com sua equipe para Sintra, onde rodam um filme sem muito enredo, em que três atores dividem a tela com tarefas domésticas do resto da turma. O resultado é uma história contada toda ao contrário, do último ao primeiro dia de filmagens, mostrando uma maneira de sobreviver à Covid-19 com ajuda de um cinema coletivo.
França/Portugal, 2021. Direção: Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro. Com: Carloto Cotta, Crista Alfaiate, João Nunes Monteiro. 12 anos


Ela e Eu
Bia, vivida por Andrea Beltrão, está em coma há 20 anos, desde que deu à luz Lara. Mas eis que, um dia, ela acorda, rodeada da filha, do ex-marido e de sua nova mulher, que passaram esse tempo todo cuidando dela. Seu retorno a este mundo traz, além de felicidade, uma crise enorme, enquanto a protagonista tenta reaprender a viver.
Brasil, 2020. Direção: Gustavo Rosa de Moura. Com: Eduardo Moscovis, Andréa Beltrão e Lara Tremouroux. 16 anos


Memoria
Neste primeiro filme rodado fora da Tailândia, o celebrado Apichatpong “Joe” Weerasethakul coloca Tilda Swinton como uma fazendeira de orquídeas que vai visitar a irmã em Bogotá. Além do tom contemplativo, o diretor aqui aposta no incômodo ao mostrar uma personagem que começa a questionar sua identidade quando começa a ouvir um som assustador que a perturba. Nesse cenário, ela encontra um pescador que fala sobre o passado e o futuro.
Alemanha/China/Colômbia/França/Qatar/Reino Unido/Tailândia/México/Suiça, 2021. Direção: Apichatpong Weerasethakul. Com: Tilda Swinton, Elkin Díaz e Jeanne Balibar. 12 anos


Paradise – Uma Nova Vida
A testemunha de um assassinato da máfia italiana é enviada para uma pousada nos Alpes italianos após denunciar o matador. Mas eis que o brutamontes descobre onde está o dedo-duro —e uma estranha amizade surge entre os dois, levando-os a se aproximar e a compartilhar seus sonhos.
Itália/Eslovênia, 2019. Direção: Davide del Degan. Com: Giovanni Calcagno, Katarina Cas e Vincenzo Nemolato. 14 anos


Pluft, o Fantasminha
A clássica peça de Maria Clara Machado, escrita ainda em 1955, volta agora como filme —primeira produção infantil 3D no Brasil. Nele, Nicolas Cruz vive o fantasminha que morre de medo de gente, enquanto Lola Belli faz a menina Maribel, de quem vai se aproximar. Mas o espírito terá de entrar em ação quando o pirata Perna de Pau, papel de Juliano Cazarré, sequestra a menina por causa de um precioso tesouro. Enquanto isso, uma trupe de marinheiros (um deles vivido pelo ex-BBB Arthur Aguiar) também tentam salvar a garota.
Brasil, 2021. Direção: Rosane Svartman. Com: Juliano Cazarré, Lolla Belli e Cleber Salgado. Livre


O Telefone Preto
Já com estrada no mundo do terror, o diretor Scott Derrickson conduz esse badalado filme em que um garoto de 13 anos é sequestrado por um assassino que usa uma máscara assustadora —atrás dela, há ninguém menos do que Ethan Hawke. No porão à prova de som do matador, o garoto vê um telefone tocar. De lá, saem as vozes de antigas vítimas, que falam do além e tentarão ajudar o menino a qualquer custo.
EUA, 2021. Direção: Scott Derrickson. Com: Ethan Hawke, Mason Thames e Madeleine McGraw. 16 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.