Pantera Negra 2 | Teaser honra Chadwick Boseman com passado, presente e futuro

Participação da Coração de Ferro e outras referências indicam futurismo saudoso do filme
EDUARDO PEREIRA

O suntuoso primeiro teaser de Pantera Negra 2, revelado pela Marvel Studios durante a San Diego Comic-Con 2022, consegue fazer o que parecia impossível em pouco mais de dois minutos: honrar Chadwick Boseman (morto em 2020) e olhar para um futuro que mantém viva a memória do astro, enquanto avança de forma respeitosa uma das tramas mais aclamadas do Marvel Studios; um contraponto entre ontem e amanhã que atravessa toda a prévia.

Pense na abertura inicial, com Nakia (Lupita Nyong’o) ostentando longas tranças de cabelo e sinalizando a passagem do tempo em relação ao filme original, de 2018. Ou observe atentamente o cuidado no tear que a edição dá aos momentos da vida de Namor (Tenoch Huerta), mostrada de seu nascimento e sua infância à sua maturidade como Príncipe Submarino de Atlântida. Mais do que isso, note como Shuri (Letitia Wright) agora assume a posição que era de seu irmão ao cumprimentar a jovem genial Riri Williams (Dominique Thorne) — aqui, fazendo as vezes da princesa, nos laboratórios de Wakanda.

Ryan Coogler, que certamente supervisionou a construção dessa primeira prévia de Wakanda Forever (“Wakanda Para Sempre” em tradução livre, já que o título ainda não foi oficialmente adaptado ao português), insere anacronismos constantes para construir sinestesicamente a ideia de eternidade que o filme carrega no título. Do início ao fim do trailer, somos bombardeados por um ciclo constante de sons e imagens que promovem o encontro de passado, presente e futuro, como quando o clássico setentista “No Woman No Cry”, do The Wailers, se mistura ao hit de 2015 “Alright”, do rapper Kendrick Lamar.

Sem precisar apelar ao melodrama  apenas enchendo os olhos com breves e surpreendentemente felizes cenas de um funeral, bem como uma atuação de força e sensibilidade poderosa de Angela Basset — Pantera Negra 2 comunica de uma vez duas eternidades metafóricas: a do luto e a da vida; ambas simbioticamente conectadas e inalienáveis para aqueles que seguem vivos e que, como a própria prévia parece urgir, devem prevalecer frente às dores para abraçar o futuro com coração de ferro.

A sequência para um dos maiores sucessos do MCU vai voltar ao mundo de Wakanda, reencontrando personagens como Shuri (Letitia Wright) e Okoye (Danai Gurira). O longa também deve prestar homenagem a T’Challa, personagem do ator Chadwick Bosemanfalecido em 2020.

Além dos atores citados, também retornam ao elenco Angela BassettLupita Nyong’oWinston Duke e Martin Freeman. Entre as novidades, destaque para Michaela Coel, que falou sobre a importância da franquia na Comic-Con.

Ver a reacao que as pessoas tem com o Pantera Negra… Vi 4 vezes: em Gana, EUA, Inglaterra – e agora, aqui, me lembra o quao especial foi apoiar esse elenco nesse filme, e como ele é importante para as pessoas pretas“, disse a estrela de I May Destroy You.

As filmagens foram iniciadas em junho do ano passado, em Atlanta, segundo o produtor Kevin Feige. A estreia de Pantera Negra: Wakanda Forever está marcada para 11 de novembro de 2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.