Morre Yoko Shimada, atriz de Shogun, aos 69

Papel na minissérie chegou a lhe render um Globo de Ouro
BIA VACCARI

Mais conhecida por seu papel na série estadunidense “Shogun” (1980), pela qual recebeu o Prêmio de Melhor de Atriz no Globo de Ouro de 1981, Yoko lutava contra um câncer

Faleceu na última segunda-feira (25) a atriz japonesa Yoko Shimada, conhecida por estrelar a minissérie de 1981, Shogun. Ela tinha 69 anos e morreu de falência múltipla de órgãos devido a um câncer colorretal, conforme divulgado pela mídia japonesa (via Variety).

A atriz nasceu em 1953 e começou a carreira aos 17 anos com a série Osanazuma (1970). Logo no ano seguinte, seu nome já era popular na televisão japonesa, presente em diversos trabalhos até 1975 como Castelo de Areia (1974), The Family (1974-75) e I Am a Cat (1975).

No entanto, foi Shogun um verdadeiro marco na sua carreira justamente por ter sido a única atriz na produção em meio a tantos homens. Na minissérie, ela interpretou Mariko e contracenou com Richard Chamberlain.

Além de ter sido seu primeiro trabalho falando em inglês, Yoko aprendeu bastante da língua durante as filmagens, o que lhe rendeu outros papéis nos Estados Unidos e Canadá, como The Hunted (1995) e Crying Freeman (1995).

Yoko chegou a faturar o seu primeiro e único Globo de Ouro da carreira pela performance no projeto. Ela também recebeu uma indicação ao Emmy na categoria de Atriz em Minissérie ou Filme para TV. Quem venceu, no entanto, foi Vanessa Redgrave por Playing for Time.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.