Por que você deve usar sapatos incompatíveis, o truque de estilo inesperado

FRANCES SOLÁ-SANTIAGO

uma modelo usa uma roupa preta e branca da gucci
FOTO: CORTESIA DE GUCCI.
Gucci Resort 2023.

Há um episódio na 4ª temporada de Gossip Girl , no qual a “ditadora malvada do gosto” residente do programa, Blair Waldorf , está se desfazendo enquanto tenta equilibrar um emprego em tempo integral na W Magazine e uma carga pesada de cursos na Columbia University. Tanto que ela aparece em uma festa de aniversário usando dois sapatos Roger Vivier diferentes , um sinal para todos ao seu redor de que ela está prestes a implodir sua vida se não fizer uma pausa. Mas e se Waldorf estivesse fazendo, ouso dizer, uma declaração? 

Embora eu sempre tenha sido contra a ideia de sapatos incompatíveis , a coleção Gucci Resort 2023 me fez reconsiderar o percalço de Waldorf. O diretor criativo Alessandro Michele revelou um visual que não apenas colocou sapatos incompatíveis na passarela, mas celebrou o estilo controverso, por meio de uma combinação de blusa e calça preta e branca em dois tons, combinada com sapatos que não combinam. 

Michele pode estar fazendo isso na passarela, mas a incompatibilidade deliberada me levou de volta à terceira temporada de Sex and the City , quando Carrie e sua equipe voam para Los Angeles para escapar da monotonia de suas vidas em Nova York. Tanto que Carrie renuncia a todas as regras de estilo e veste sapatos de cores diferentes em tons metálicos para a primeira noite. A declaração – provavelmente inventada pela figurinista do programa, Patricia Field – sinalizou que uma das melhores maneiras de apimentar sua vida é quebrar todas as regras, mesmo que pareça que você saiu correndo de casa sem se olhar no espelho. 

Francisca

Como fã de roupas neutras, optei por este último porque, bem, passos de bebê. Eu também fiz questão de escolher dois pares de sapatos que tivessem a mesma altura, porque esse experimento não poderia acabar comigo mancando, ou pior, com um quadril quebrado. Achei que uma sandália branca com tiras em ziguezague na frente poderia combinar bem com uma sandália bege com tiras onduladas. Contanto que estivéssemos incompatíveis, imaginei que a assimetria entre os dois pares fosse justificada.

Depois do desfile da Gucci, comecei a tentar o truque por conta própria. Enquanto marcas de moda como Sarah Jessica Parker’s SJP Collection e Charlotte Stone oferecem sapatos de cores diferentes há algum tempo, imaginei que a melhor maneira (e francamente mais acessível) de experimentá-lo era literalmente usar dois sapatos incompatíveis em uma roupa. Analisei primeiro as referências à minha frente: eu poderia usar cores contrastantes e metálicas à la Bradshaw, ou poderia pegar uma dica do acidente de Waldorf e usar dois sapatos diferentes e bem parecidos um com o outro. 

Embora isso possa ser uma ferramenta de estilo peculiar , assim como Bradshaw, faz maravilhas quando seu armário – ou mesmo sua vida – está estagnado. E mesmo quando você está se sentindo em frangalhos, acidentalmente usando dois sapatos diferentes por engano, vá em frente. É uma declaração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.