Olivia Newton-John (1948 – 2022), estrela de ‘Grease’, morre aos 73 anos

Atriz era um importante nome na luta contra o câncer de mama e incentivadora de pesquisas contra a doença

Olivia Newton-John
Cantora e atriz, Olivia Newton-John, morreu aos 73 anos; nota divulgada por sua fundação não fala em causa da morte. Foto: REUTERS/Richard Chung

Morreu, na manhã desta segunda-feira, a atriz e cantora Olivia Newton-John, aos 73 anos. De acordo com uma nota da Fundação que leva seu nome, a estrela de Grease e Xanadu faleceu em seu rancho na Califórnia, nos Estados Unidos, cercada por familiares e amigos. 

O anúncio não cita a causa de sua morte, mas Olivia Newton-John lutou contra o câncer de mama por mais de 30 anos e se tornou uma referência por causa de sua longa batalha contra a doença e seus esforços de caridade. “Olivia tem sido um símbolo de triunfos e esperança por mais de 30 anos compartilhando sua jornada com o câncer de mama”, dizia o texto. “Sua inspiração de cura e experiência pioneira com plantas medicinais continuam com o Olivia Newton-John Foundation Fund, dedicado à pesquisa de plantas medicinais e câncer. Em vez de flores, a família pede que qualquer doação seja feita em sua memória para a Olivia Newton-John Fundo da Fundação.”

Embora Olivia tenha desenvolvido sua carreira no show business como cantora, com sucessos como If Not for YouLet Me Be There e Have You Never Been Mellow, seu nome foi imortalizado em Hollywood estrelando ao lado de John Travolta no musical Grease.

Olivia Newton-John
Ao lado de John Travolta, atriz estrelou o musical ‘Grease’, interpretando Sandy.  Foto: Paramount

Embora nunca tivesse conquistado a crítica, Olivia Newton-John acumulou hits e lançou álbuns que alcançaram o topo das paradas. Quatro de seus discos venderam mais de dois milhões de cópias cada. E, acima de tudo, era uma pessoa simpática.

Na fase inicial de sua carreira, esta cantora anglo-australiana seduziu os ouvintes com uma voz alta, flexível e aquecida por vibrato que combinava amigavelmente com o tipo de pop meio desmaiado que, em meados da década de 1970, muitas vezes passou por música country.

Seu desempenho nas paradas deixou isso claro. Ela marcou sete hits no Top 10 na parada Country da Billboard, dois dos quais se tornaram hits número 1 consecutivos em 1974 e 1975. Primeiro veio I Honestly Love You, uma declaração descaradamente sincera coescrita por Peter Allen e Jeff Barry, seguida por Have You Never Been Mellow, música escrita pelo produtor de muitos de seus maiores álbuns, John Farrar.

I Honestly Love You também ganhou dois dos quatro Grammys da cantora, como melhor gravação do ano e melhor performance vocal pop feminina.

Em 1979, a rainha Elizabeth concedeu-lhe a designação da Ordem do Império Britânico

Para milhões de fãs, no entanto, ela será mais lembrada como Sandy, a boa garota que se sexualiza no filme Grease, de 1978, ao lado de John Travolta. O filme levou sua carreira a novos patamares – curiosamente o papel foi adaptado para acomodar o sotaque nativo de Newton-John. Uma de suas músicas no filme, Hopelessly Devoted to You, foi indicada ao Oscar de Melhor Canção em 1979. Essa canção, ao lado de You’re the One That I Want, foi escrita por seu produtor musical John Farrar, especificamente para o filme mostrar a voz de Newton-John.

O ator usou seu perfil no Instagram para fazer uma homenagem à sua parceira de cena e amiga. “Minha querida Olivia, você tornou todas as nossas vidas muito melhores. Seu impacto foi incrível. Eu te amo muito. Nos veremos à frente e estaremos todos juntos novamente”, escreveu o ator. “Sou seu desde o primeiro momento em que te vi e para sempre! Seu Danny, seu John!”, completou.

Após o sucesso de Grease, ela conseguiu melhorar um pouco sua imagem, assim como Sandy, e lançou singles mais ousados como A Little More Love e Physical.

Physical se tornou o single número um da década de 1980, liderando as paradas por dez semanas consecutivas. Em 2015, a revista Billboard listou a faixa no número oito em sua lista das 100 melhores músicas de todos os tempos.

Além de Grease, Olivia participou de vários outros filmes como Xanadu, de 1980, em que dança ao lado de uma lenda do cinema, Gene Kelly, e cuja trilha sonora também fez sucesso, com destaque para  a música Magic, que se tornou um dos maiores sucessos pop de sua carreira. Esteve ainda nos longas Embalo a Dois (1983), A Última Festa (1996), Uma Família e Tanto (2000) e Depois dos 30 (2011).

/COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.