Faleceu o designer Issey Miyake

by Gabriel Córdoba Acosta

Ontem acordamos com a triste notícia do falecimento do designer Issey Miyake.

Considerado por muitos o rei e gênio das pregas e tecidos e conhecido por sua ingenuidade técnica e natureza inconformista, o designer japonês de 84 anos faleceu em Tóquio no dia 5 de agosto, cercado por amigos próximos e colaboradores da casa , devido aos efeitos do câncer de fígado que ele acabou não superando.

Esta grande perda chocou o mundo da moda e todos os fãs do estilista e suas impressionantes e vanguardistas criações e coleções que hoje fazem mais sentido do que nunca. Quem não se lembra daquele final icônico do desfile primavera/verão 1999 onde todas as modelos saíram com vestidos vermelhos interligados entre si? Impossível de esquecer.

O Japão foi o país onde ele nasceu e se formou, mas Paris foi a cidade que o viu crescer como profissional e se tornar um dos maiores nomes da história da moda. Trabalhou com os maiores nomes da indústria como Guy Laroche e Hubert de Givenchy, entre outros, e apresentou sua primeira coleção em 1973.

A partir desta data, Miyake começou a provar o seu valor e a deixar sem palavras os críticos de moda da época, onde as suas colecções destacaram-se sobretudo pela fusão de conceitos do que era a moda naquela altura no Japão e na Europa e sobretudo também , como mencionado no início, para os tecidos japoneses e técnicas de tingimento.

As silhuetas foram outro elemento que catapultou Issey para o sucesso, sucesso que o tornou um dos primeiros designers de seu país a apresentar suas coleções nas passarelas europeias e até mesmo o precursor de alguns de seus colegas na Europa, como Yohji Yamamoto ou Rei Kawakubo .

Como se isso não bastasse, IM acrescentou à sua longa lista de sucessos o prêmio que recebeu em 2016 A Legião de Honra Francesa, a mais alta ordem de mérito francesa, e o “Praemium Imperiale” (Prêmio da Cultura Mundial), que é concedido apenas àqueles que tiveram uma grande influência no setor.

Seis anos depois de receber esses prêmios e de estar conectado, apesar de sua doença, com a equipe da casa de moda, Issey Miyake se despede para sempre; embora ele seja lembrado eternamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.