Morre a atriz Claudia Jimenez, aos 63 anos, no Rio de Janeiro

Dona Cacilda e Edileuza: relembre quem foi Claudia Jimenez, que morreu em decorrência de insuficiência cardíaca
Renata Okumura, O Estado de S.Paulo

Claudia Jimenez
Claudia Jimenez em 2011, em ‘Aquele Beijo’; atriz morreu aos 63 anos Foto: Estevam Avellar

A atriz Claudia Jimenez morreu da manhã deste sábado, 20, no Rio de Janeiro, aos 63 anos. Ela estava internada no Hospital Samaritano Botafogo, na zona sul da cidade.

morte de Claudia Jimenez foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital e, segundo a Globo, a causa foi insuficiência cardíaca.

Há mais de 30 anos, Claudia foi submetida a tratamento de um câncer na região torácica. Consequentemente, teve os tecidos do coração afetado, sendo submetida a cirurgias.

Cláudia Maria Patitucci Jimenez nasceu no Rio de Janeiro em 18 de novembro de 1958. Foi atriz, humorista, dubladora e roteirista brasileira. 

Quem foi Claudia Jimenez

Ela iniciou a carreira na televisão em 1979 na série Malu Mulher, dedicando-se posteriormente a programas de humor e telenovelas. Esteve ainda em Os TrapalhõesViva o Gordo e Chico Anysio Show, além da série Armação Ilimitada.

Atuou também nos teatros cariocas, um começo que ela dizia ter sido muito difícil.

Claudia Jimenez
Claudia Jimenez como dona Cacilda, na ‘Escolinha do Professor Raimundo’, em 1990 Foto: Globo/

O reconhecimento veio como a inesquecível Cacilda, da Escolinha do Professor Raimundo, do Chico Anysio, em 1990. Ali, ela usou o bordão “beijinho, beijinho, pau pau”, em referência ao “beijinho, beijinho, tchau, tchau”, de Xuxa. Seu trabalho no programa lhe rendeu o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1991.

Claudia Jimenez teve papéis importantes em pelo menos 10 novelas como Torre de Babel e As Filhas da Mãe, e deu vida à Edileuza, empregada de Sai de Baixo, todas na Rede Globo. Neste domingo, 21, a Globo presta homenagem a Claudia Jimenez e exibe um episódio especial de Sai de Baixo, logo após o Fantástico. A atriz fez apenas a primeira temporada e foi demitida. Entenda por que ela saiu do programa

Claudia Jimenez e Rodrigo Phavanello
Claudia Jimenez e Rodrigo Phavanello em cena de ‘Sete Pecados’ (2008). Foto: Márcio de Souza / Globo / Divulgação

Participou, ainda, de Os Normais, em 2002. Entre outros trabalhos da atriz, está atuação nas novelas Haja Coração, que foi seu último trabalho em novela, em 2016, As Filhas da MãeAméricaSete Pecados e Negócio da China.

Em 2000, Claudia Jimenez estava com 45 anos e sofreu um enfarto. Quatro pontes de safena depois, ela passou a reavaliou toda a sua carreira. “Quando se tem 40 anos e descobre a fragilidade da vida é normal que as coisas não continuem como eram antes”, disse Claudia em entrevista ao Estadão em 2004, quando se preparava para estrear, em São Paulo, a peça Pequeno Dicionário Amoroso, de Jorge Fernando.

Claudia Jimenez
Claudia Jimenez em 1998, na peça ‘Como Encher um Biquini Selvagem’ Foto: acervo estadão

No teatro, fez, ainda, Como Encher Um Biquini Selavagem, de Miguel Falabella, em 1996; Batalha de Arroz num Ringue para Dois, de Mauro Rasi, com Falabella, em 2003. Em 2010, participou do espetáculo Mais Respeito que Sou Tua Mãe!, escrita pelo argentino Hernán Casciari e dirigida por Falabella.

Claudia Jimenez
Claudia Jimenez e Marieta Severo no filme ‘O Corpo’, de 1991, de José Antonio Garcia Foto: Acervo Estadão

carreira de Claudia Jimenez no cinema começou em 1983, como Dona Olga em Gabriela. Atuou, ainda, em Urubus e PapagaiosÓpera do MalandroA Dança dos BonecosOs Trapalhões no Auto da CompadecidaRomance da EmpregadaO Corpo Como Ser Solteiro. Fez dublagens também – foi a mamute Ellie em A Era do Gelo 2 e voltou em A Era do Gelo 3.

Os trabalhos mais recentes de Claudia Jimenez foram na série Infratores, do Fantástico, em 2018, Haja Coração, em 2016, e na série O Sexo e As Negas, em 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.