Desenvolvimento de personagem da fotógrafa britânica Nadia Lee Cohen

por IRENE OJO FELIX

De Mulheres , Lilia, North Hollywood, Los Angeles | Imagens cortesia de Nadia Lee Cohen Studios

Sempre o camaleão visual, a fotógrafa britânica Nadia Lee Cohen certamente entende a importância da transformação, seja por trás das lentes capturando a última campanha SKIMS de Kim Kardashian ou a própria Cohen estrelando imagens surrealistas para Schiaparelli e Savage x Fenty. Lançou no início deste ano sua segunda monografia, Hello, My Name Isconstrói uma narrativa em torno de 33 personagens diferentes inspirados em crachás abandonados coletados ao longo dos anos. Cohen adota uma abordagem cinematográfica ao retrato, transformando seu rosto em uma longa lista de personagens e formando seus temas inventados com os achados do mercado de pulgas que ela adquiriu. À medida que assume os diferentes disfarces, Cohen às vezes fica irreconhecível, mas a liberdade criativa permite que o ávido contador de histórias crie um multiverso de sua própria autoria. “Não há sentimentos de autoconsciência, não me importo com a minha aparência, me importo com a aparência deles.” O livro foi então convertido em uma exposição individual do trabalho passado de Cohen que acabou de terminar na galeria Jeffrey Deitchem Los Angeles. Quando ela não está criando doppelgängers, a agenda de trabalho da fotógrafa é tão vasta quanto importante, somando-se ao seu trabalho de modelo, campanhas de filmagem para Balenciaga e videoclipes para A$AP Rocky, Kali Uchis e Tyler The Creator. A Models.com conversou com a artista visual e cineasta sobre como ela começou, seus pensamentos sobre o sucesso comercial e alguns de seus projetos mais memoráveis.

Como você começou seu primeiro contato com a fotografia? Você ajudou alguém no início de sua carreira?
Na verdade, eu nunca ‘auxiliei’ um fotógrafo. Olhando para trás, eu provavelmente deveria ter feito, pois agora eu seria muito mais capaz tecnicamente. Eu tinha alguns trabalhos não relacionados, como lavar o cabelo em um salão, fazer hambúrgueres em um festival e medir a parte interna das pernas de estranhos em uma loja de departamentos.

Quando você está trabalhando em histórias, você pensa em sucesso comercial? Isso é um ponto focal ou é mais importante nutrir seu ponto de vista artístico?
Se estou trabalhando para uma marca, tenho que considerá-la por respeito; mas geralmente ditam o que é necessário para torná-lo um “sucesso comercial”, e então tentarei integrar isso da forma mais elegante possível à minha ideia inicial. Se é meu próprio material, então é 100% o último; Se eu fosse pessoalmente apaixonado pelo sucesso comercial, meu trabalho seria bem diferente.

Onde você vai buscar inspiração ou encontrar referências? O que te move criativamente?
Principalmente através de filmes, mas quando estou trabalhando, quase não tenho tempo para assisti-los, então costumo revisitar aqueles que me moldaram em primeiro lugar e tentar extrair algo novo.

Você fica na frente da câmera com frequência, se transformando com perucas, maquiagem e até próteses, como em sua monografia Olá, meu nome é…. Qual é o poder da beleza em termos de transformação e criação de personagens?
Não há sentimentos de autoconsciência, não me importo com a minha aparência, me importo com a aparência deles.

Imagens cortesia de Nadia Lee Cohen Studios

Você recentemente abriu sua primeira exposição individual na Jeffrey Deitch Gallery em Los Angeles, como foi o processo de curadoria e o que você quer que o público tire disso?
A maioria das obras que preencheram o espaço já existiam e foram criadas com a intenção de serem vistas em um espaço de galeria. Foi a produção do novo trabalho e a execução geral do espetáculo que foi tão difícil, posso imaginar que é quase como dar à luz; no sentido de que uma vez que o bebê existe, a pessoa esquece o quão difícil foi o trabalho de parto.

Eu tive uma conversa com Jeffrey muito cedo sobre a importância da exposição ‘não parecer um show de fotos’. Esta foi a primeira oportunidade que tive de mostrar o trabalho de forma tridimensional, onde as pessoas pudessem experimentar formas físicas isoladas dos objetos, personagens e arquitetura de Los Angeles que me influenciaram em primeiro lugar. Falei com minha diretora de arte Brittany Porter sobre o espectador poder existir naquele mundo ficcional, mas familiar. A ideia era poder olhar para os personagens, ouvi-los falar e ver as texturas de Los Angeles como o La Brea Motel, a parede de blocos de brisa branca do The Valley, ou as cadeiras sujas de cinema pegajosas de chiclete.

Como você se desafia em sua arte?
Quero que tudo seja melhor do que veio antes.

Bella Hadid para Balenciaga Outono 2022 | Imagens cortesia de Nadia Lee Cohen Studios

Você recentemente gravou a campanha Balenciaga Fall 2022 com Aya Nakamura, Bella Hadid, Kit Butler e muito mais. Como foi a experiência e a energia no set?
Drama zero! Demna tem tanta certeza do que quer, então todos os pequenos detalhes são previamente descobertos, o que torna o dia da filmagem incrivelmente suave e fácil.

Você trabalhou para alguns dos maiores criativos do setor. Quais foram alguns dos projetos mais memoráveis ​​para você?
Lembro-me daqueles que foram difíceis de criar, como o vídeo porco-polícia que fiz com A$AP Rocky. Foi lançado quando ele foi libertado da prisão sueca; você não pode ficar mais fortuito do que isso.

Qual é o seu conselho para as mulheres que querem fazer carreira como fotógrafas?
Para fotografar o que você ama, não o que você acha que outras pessoas vão amar.

Você já fez tanto, mas há mais alguma coisa que você está morrendo de vontade de fazer? Lugares que você adoraria fotografar em seguida?
Eu preciso de uma pausa, eu preciso de um feriado!

Nadia Lee Cohen | Imagens cortesia de Nadia Lee Cohen Studios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.