Pianista Valentina Lisitsa apresenta peças de Frédéric Chopin na Sala São Paulo

A artista, que é um fenômeno nas redes sociais e tem mais de 550 mil seguidores no YouTube, se apresenta em 8 de setembro dentro da série TUCCA Concertos Internacionais

Verdadeiro fenômeno das redes sociais, a pianista ucraniana Valentina Lisitsa se apresenta no dia 8 de setembro na Sala São Paulo, dentro da série de concertos internacionais realizada pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer). Toda a renda dos ingressos é revertida para o tratamento de crianças e adolescentes carentes atendidos pela associação, em parceria com o Hospital Santa Marcelina (Zona Leste da capital paulista).

No programa, a pianista vai tocar peças de um dos compositores favoritos do público: Frédéric Chopin (1810-1849). Valentina selecionou algumas de suas principais obras – como Polonaises, Noturnos e Baladas -, formando um panorama do genial compositor polonês.

Sua carreira nas redes sociais começou em 2007, quando postou seu primeiro vídeo no YouTube – uma peça de Sergei Rachmaninoff (compositor cujas obras ela executa com maestria). A resposta na rede foi maciça – a ponto de levar o Royal Albert Hall (a sala de concertos fundada em 1871 e inaugurada pela própria rainha Vitória) a convidá-la para sua primeira apresentação em Londres, em 2012. O concerto foi também a primeira transmissão ao vivo em HD feita pelo Google.

Nascida em Kiev, em 1973, começou a estudar piano aos três anos de idade. Tendo migrado para os EUA em 1992, fez sua estreia nos palcos em Nova York, em 1995. Ela também já se apresentou no Brasil – em agosto de 2011, no Festival Beethoven (no Rio de Janeiro e em São Paulo), com a Orquestra Sinfônica Brasileira. No ano seguinte, se apresentou em Salvador (BA), na Sala Principal do Teatro Castro Alves, com a Orquestra Sinfônica da Bahia (sob regência do maestro Carlos Prazeres). A artista hoje atrai para seu canal no YouTube mais de 75 mil visitas por dia, com já 147 milhões de views, além de mais de 550 mil inscritos.

TUCCA Concertos Internacionais
Os ingressos para a série de concertos e apresentações promovida pela TUCCA podem ser adquiridos individualmente (para cada evento) ou na forma de assinatura anual. A série já trouxe nomes como o do consagrado trompetista cubano Arturo Sandoval. No dia 13, haverá apresentação do cantor e compositor francês Nicola Són, na Casa Natura Musical (no bairro de Pinheiros, em São Paulo).

Em outubro se apresenta o guitarrista Pat Metheny, no Teatro Alfa. Neste semestre a série ainda trará outros espetáculos de peso: a orquestra de câmara norte-americana Sphinx Virtuosi, com um repertório inédito e participação do virtuoso violinista Ricardo Herz; e em 6 de dezembro é a vez do trompetista Terence Blanchard, em parceria com o E-Collective e Turtle Island Quartet – todos na Sala São Paulo.

SERVIÇO
TUCCA Música pela Cura 2022 apresenta Valentina Lisitsa
Onde: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – São Paulo, SP
Quando: 8 de setembro (21h)
Quanto: valores de R$ 50 a R$ 320,00
Informações: vendas@tucca.org.br ou 11 97567-5387
Site: https://tucca.byinti.com/

Sobre a TUCCA:
A TUCCA, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, é uma associação sem fins lucrativos 100% dedicada a oferecer assistência multidisciplinar para crianças e adolescentes com câncer por meio do cuidado integral, humanizado e sem custo para o paciente, certos de que o diagnóstico precoce e o acesso a um tratamento individualizado e de qualidade são a maneira mais efetiva de vencer o câncer.

Fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, a TUCCA tem como proposta elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens com câncer, que não têm condições de pagar por um tratamento adequado. Desde 2001, mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina, união que já beneficiou mais de 4.000 crianças e adolescentes carentes com câncer. Esta jornada pela cura conta com o apoio de empresas, da sociedade civil e de voluntários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.