Mulheres Positivas e L’Oréal Paris oferecem treinamento gratuito

Objetivo é preparar homens e mulheres a combater o assédio em público por meio do programa Stand Up

No aplicativo é possível acessar vídeo informativo protagonizado pela atriz Taís Araújo

 O aplicativo Mulheres Positivas, que busca promover o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres por meio de conteúdos multiplataforma, firmou parceria com o Movimento Stand Up, da líder global em cosméticos L’Oréal Paris, a fim de oferecer treinamento gratuito para a prevenção do assédio em locais públicos.

No aplicativo é possível acessar um vídeo informativo protagonizado pela atriz Taís Araújo, na qual é apresentada a estatística de que 88% das mulheres já sofreram assédio em lugares públicos. Nos módulos de treinamento, que leva cerca de 10 minutos e é realizado dentro do próprio app, a usuária é apresentada a diversas situações de assédio, tais como “Toques e abraços indesejados”, “Comentários inadequados sobre o seu corpo”, “Insinuações sexuais” e “Humilhação pública”, dentre outras. As situações são ilustradas com vídeos, que por sua vez trazem dicas de como se comportar para combater o assédio.

O Movimento Stand Up pretende treinar 1,5 milhão de pessoas no mundo para se tornarem “Upstanders” – pessoas que reagem ao vivenciar ou presenciar situações de assédio – e, assim, atingir o objetivo de construir uma cultura em que o assédio nas ruas seja inaceitável. O programa começou no exterior, a partir da parceria entre a L’Oréal Paris e a ONG ‘Right To Be’, que nasceu em 2005 e em 2015 realizou o maior estudo internacional sobre assédio nas ruas, em parceria com a Cornell University. A plataforma Mulheres Positivas passa a ser parceira oficial da iniciativa no Brasil.

“O assédio em espaços públicos é uma experiência que desvaloriza mulheres e homens de todas as orientações sexuais, culturas e crenças, fazendo-os duvidar de suas próprias experiências”, diz Fabi Saad, empreendedora e criadora da plataforma Mulheres Positivas e que foi recentemente eleita uma das 20 personalidades femininas brasileiras mais influentes pela revista Forbes. “Quanto mais pessoas souberem se defender e ajudar as vítimas a se livrar de situações embaraçosas e constrangedoras, melhor”, conclui.

“Sofrer ou presenciar uma situação de assédio desperta medo, desconforto e paralisa, seja para quem está diante da cena ou sofrendo com o ato, fazendo com que não saibamos como reagir. L’Oréal Paris sempre defendeu o valor de cada mulher, trazendo mensagens de empoderamento, confiança e segurança. Agora com o Stand Up, nossa ambição é criar um pacto social por meio da educação da não aceitação dessa realidade tão triste, principalmente para mulheres.”, comenta Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil.

A executiva ainda completa: “É nosso dever enquanto marca feminina e líder mundial, prestar apoio e trazer ações que despertem consciência na sociedade através da educação, debates e discussões, com o objetivo de criar um movimento transformador”.

O treinamento contra o assédio em espaços públicos chega ao app Mulheres Positivas na sequência do lançamento de outra ferramenta, denominada ‘O Caminho Delas’, que, por meio de geolocalização, aponta, em um mapa colaborativo, locais onde já ocorreram episódios de assédio e violência contra mulheres. Por meio da ferramenta, lançada inicialmente no Rio de Janeiro em julho deste ano, as usuárias podem reportar situações vivenciadas ou presenciadas para auxiliar outras mulheres em seus deslocamentos. A funcionalidade, desenvolvida pela agência BETC Havas, está disponível gratuitamente no app Mulheres Positivas, com apoio da TIM.

Faça parte do movimento, acesse este link e baixe o app Mulheres Positivas:

Sobre a plataforma Mulheres Positivas

A plataforma Mulheres Positivas foi criada em 2010, e, desde então, promove o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres com mais de 200 cursos, vídeos de capacitação, histórias inspiradoras e oferta de vagas no mercado de trabalho em todo o Brasil. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente no site da plataforma e nas lojas App Store e Google Play, já está disponível também para as usuárias da Colômbia, do México, dos Estados Unidos, onde o projeto funciona por meio do site Positive Woman, e da Itália. O movimento conta com mais de 100 companhias participantes, que oferecem cursos de capacitação e disponibilizam suas oportunidades de emprego no app, que foi baixado mais de 250 mil vezes. A estimativa é que os serviços oferecidos já tenham impactado 25 milhões de mulheres. O login pode ser feito tanto com o número do celular como com o endereço de e-mail. Clientes TIM podem usar o aplicativo sem consumo de dados móveis.

Sobre a L’Oréal Paris

Em mais de 120 países, a assinatura L’Oréal Paris se desenvolve em torno da filosofia de inovar e oferecer ao maior número de consumidores possível os produtos mais eficientes, ao melhor preço. Uma filosofia que incorpora a pesquisa, através de seus laboratórios, e o desejo de democratizar a expertise profissional. Líderes em nosso campo, temos por objetivo fornecer a maior gama de produtos possível, que traduza o mundo rico e diversificado em que vivemos. https://www.loreal-paris.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.