CINEMA I Estreias: Órfã 2: A Origem, Amantes, Moonage Daydream, Curtas Jornadas Noite Adentro, Uma Pitada de Sorte

‘Órfã 2’ e filme sobre David Bowie chegam aos cinemas em semana de poucas estreias
NATHALIA DURVAL

A atriz Isabelle Fuhrman em cena do filme 'Órfã 2: A Origem'
A atriz Isabelle Fuhrman em cena do filme ‘Órfã 2: A Origem’ – Reprodução

SÃO PAULO – Hollywood parece não se cansar de investir em sequências de filmes, mesmo décadas após o lançamento de seus originais —são exemplos recentes a retomada de “Top Gun” “Matrix”, entre outros. O longa da vez é “A Órfã”, terror lançado há 13 anos que foi bem recebido pelos fãs do gênero e que ganha uma continuação nos cinemas nesta quinta, dia 15.

“Órfã 2: A Origem” é, na verdade, uma prequela, ou seja, a história se passa num período anterior à trama do longa de 2009. O novo filme mostra a fuga de Esther, uma mulher de 30 e poucos anos que tem a aparência de uma criança e que sai de uma clínica psiquiátrica para aterrorizar a primeira família em que ela se infiltra, ao fingir ser a filha do casal.

Numa pegada musical e longe do terror, a semana tem também a estreia de “Moonage Daydream”, documentário sobre a carreira de David Bowie que foi exibido no Festival de Cannes, com montagens de entrevistas e performances ao vivo.

Este é o primeiro filme sobre o músico britânico aprovado por seus herdeiros, que deram ao diretor americano Brett Morgen —que já assinou uma produção sobre Kurt Cobain— acesso a materiais nunca divulgados ao público, incluindo clipes, fotos e depoimentos.

Entre os nacionais, a atriz Fabiana Karla protagoniza mais uma comédia em “Uma Pitada de Sorte”, na qual sonha em ser uma chef de sucesso.

Depois de passar por festivais em Portugal, FrançaEspanhaChina e ser exibido na última Mostra Internacional de Cinema, o terceiro longa do cineasta paulista Thiago B. Mendonça também chega às telas. “Curtas Jornadas Noite Adentro”, segundo o diretor, faz uma ode à cultura do samba ao acompanhar os encontros noturnos de um grupo de sambistas paulistanos, inspirado em histórias reais de compositores periféricos.

Fecha o calendário o drama francês “Amantes”, sobre um casal que se reencontra em uma viagem de férias anos após romperem abruptamente o relacionamento. Saiba mais sobre as estreias a seguir.

Amantes
No drama, Lisa e Simon são dois jovens apaixonados que vivem numa agitada Paris —até que ele foge do país sem deixar notícias. Anos depois, Lisa está casada com um homem mais velho e rico e cruza com o ex-namorado em uma viagem. Eles reacendem o caso, ao mesmo tempo em que uma relação complicada surge entre amante e marido.
França, 2020. Direção: Nicole Garcia. Com: Benoît Magimel, Pierre Niney e Stacy Martin. 16 anos


Curtas Jornadas Noite Adentro
Ambientado em São Paulo, o longa acompanha o cotidiano e os encontros regados a samba na madrugada de seis sambistas paulistanos que sonham em ser descobertos na cena musical. Eles alternam suas rotinas entre trabalhos precários, trajetos no transporte público lotado, desentendimentos com a família e as noites de ensaios e apresentações.
Brasil, 2021. Direção: Thiago B. Mendonça. Com: Carlos Francisco, Lua Reis e Marquinho Dikuã. 16 anos


Moonage Daydream
O documentário monta um caleidoscópio de entrevistas, imagens de arquivo pessoal, performances ao vivo e outros materiais inéditos para explorar a vida e carreira de David Bowie. Surgem ainda clipes de canções como “Heroes” e “Hallo Spaceboys”, gravações de fãs e imagens abstratas, que criam uma viagem documental sobre as várias fases do trabalho do artista, que foi da música ao cinema, do folk ao rock.
EUA, Alemanha, 2022. Direção: Brett Morgen. 12 anos


Órfã 2: A Origem
Nesta prequela de “A Órfã”, Leena é uma mulher adulta que usurpa a identidade da filha desaparecida de um casal para fugir de uma clínica psiquiátrica na Estônia e ir aos Estados Unidos. Ela finge ser Esther, mas a mãe da criança está convencida de que aquela não é a sua filha, enquanto o pai crê que a esposa sofre de alucinação. A mulher-criança assassina tenta separar os dois, e a matriarca faz de tudo para proteger a família.
EUA, 2022. Direção: William Brent Bell. Com: Isabelle Fuhrman, Julia Stiles e Rossif Sutherland. 16 anos


Uma Pitada de Sorte
Fabiana Karla veste fantasias de jacaré, galinha e boi-bumbá para viver Pérola, uma mulher que trabalha como animadora de festas infantis e ajudante de cozinha em um restaurante na zona sul do Rio. Ela sonha em ser reconhecida como chef, e as coisas começam a andar quando passa em um teste para ajudar um chef renomado em um reality show culinário.
Brasil, 2021. Direção: Pedro Antônio. Com: Fabiana Karla, Mouhamed Harfouch e Jandira Martini. Classificação: 10 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.