Ex-diretor Donald Shruhan Jr. processa Apple alegando discriminação por idade

Donald Shruhan Jr., de 67 anos, ex-diretor da unidade de aplicação de propriedade intelectual da Apple, processou a empresa na corte federal de San Jose (Califórnia).

Ele alega que não recebeu ações ou aumentos por mérito em 2019 a que teria direito, pois foi avaliado com uma performance ”excelente”. Além disso, a Maçã pediu a ele, no ano passado, um plano de aposentadoria, embora ele não tivesse nenhuma intenção de parar de trabalhar.

Desse modo, a base do processo é a alegação de que Shruhan sofreu discriminação por causa da idade mais avançada. Ele afirmou ter recebido unidades de ações que totalizaram US$800 mil e US$850 mil em anos anteriores por ter bom desempenho, mas que a empresa deixou de conceder-lhe em 2019 pois os bônus são investimentos para o futuro e uma maneira de reter os funcionários. Em seu caso, não haveria mais sentido em conceder o bônus, já que a ideia da empresa seria aposentá-lo, disse um supervisor da Apple, segundo ele afirma.

O ex-diretor trouxe, ainda, uma pesquisa da Payscale, mostrando que, enquanto a média de idade de um trabalhador americano é de 42 anos, a idade média dos funcionários da Apple é de 31 anos. Com isso, Shruhan afirmou que o Vale do Silício como um todo é obcecado pela juventude em detrimento de pessoas mais velhas.

Antes de ingressar com o processo, ele teve um impasse com o departamento de recursos humanos da Apple. Com a ação, o ex-executivo pediu compensações financeiras por danos emocionais, além de uma penalização civil à gigante de Cupertino sob a lei da Califórnia de competição desleal.

Vamos ver no que isso vai dar!

VIA BLOOMBERG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.