10 peças com linhas minimalistas para decorar a casa

Esta lista inclui itens com formas simples, que unem estilo e utilidade. Com ênfase em tonalidades suaves, a seleção ressalta as funções dos móveis e objetos, que são ideais para composições sóbrias e elegantes
Por Camila Santos (@cami_asantos)

Os tons neutros e as formas limpas predominam no décor desta cozinha minimalista integrada à sala de jantar. O projeto foi criado pela marca dinamarquesa Brdr. Krüger — Foto: Divulgação/ Brdr. Krüger

Regido pela famosa frase do arquiteto Mies Van Der Rohe que afirma que “menos é mais”, o minimalismo quer levar paz e serenidade aos espaços, em oposição à agitação cotidiana. Para que você aplique esse lema ao lar, criamos uma lista com 10 peças que vão inspirar esta transformação. Confira abaixo!

1. Vaso Lâmina – Atelier André Ferri

10 peças com linhas minimalistas para decorar a casa — Foto: Divulgação

Feito em latão ou alumínio, pintado de preto ou branco, o item apresenta detalhe em madeira – que é atemporal e remete ao aconchego. Parte de uma linha desenvolvida em 2022, o vaso Lâmina conta com versões verticais e horizontais, a exemplo do modelo acima.

2. Cadeira Tubo – Wentz Design

10 peças com linhas minimalistas para decorar a casa — Foto: Divulgação

Segundo a descrição da marca, “o tubo materializa um desenho longo e sinuoso que percorre as partes da cadeira em um fôlego só”. Toda estofada em tecido WE–KNIT – malha 3D feita a partir de PET reciclado -, a peça tem estrutura em aço com pintura eletrostática e espuma.

3. Coleção Curva – Cultivado em Casa

10 peças com linhas minimalistas para decorar a casa — Foto: Divulgação

Item comum nas casas de aço, a curva de 180º foi ponto de partida para o desenvolvimento da linha, que inclui espelhobanco e luminária. Guiado por este elemento, o estúdio elaborou itens que transmitem suavidade, em contraste à rigidez do material que compõe as peças.

4. Cachepot Onda – Artefacto Home

10 peças com linhas minimalistas para decorar a casa — Foto: Divulgação

Um dos protagonistas dos jardins urbanos, o cachepot ganhou mais destaque durante a pandemia, período em que os cuidados com as plantas aumentaram significativamente. Este modelo da Artefacto Home é feito de cerâmica e tem borda sinuosa, que proporciona o efeito de movimento ao décor.

5. Cômoda Verga – Atelier Gustavo Bittencourt

10 peças com linhas minimalistas para decorar a casa — Foto: Divulgação

Para a criação do móvel, o designer procurou evidenciar a leveza do metal como estrutura, tentando minimizar ao máximo sua percepção. “Por isso a escolha de apenas duas barras estruturais subindo do chão e dando continuidade como puxadores”, diz Gustavo. Em contrapartida, a madeira foi adicionada para trazer acrescentar texturas, criando um equilíbrio entre os materiais.

6. Mesas laterais Alegra – Studio Linda Martins

10 peças com linhas minimalistas para decorar a casa — Foto: Divulgação

Com o intuito de proporcionar alegria ao ambiente – como o nome já antecipa -, a linha mistura cores e diferentes elementos. Os tampos das mesas foram desenvolvidos em granilite e as bases foram produzidas em metal, exibindo traços minimalistas e contemporâneos.

7. Mesa de Jantar Slab – Tom Dixon, na Firma Casa

10 peças com linhas minimalistas para decorar a casa — Foto: Divulgação

Em casas ou apartamentos, a mesa de jantar é um móvel indispensável para quem gosta de reunir a família e amigos em ocasiões especiais. Em madeira carvalho natural, a peça assinada pelo designer britânico integra uma coleção que possui mesa de escritório, cadeiras e bancos.

8. Luminária de piso Less F – Fernando Prado para Lumini

10 peças com linhas minimalistas para decorar a casa — Foto: Divulgação

Marcada pelo desenho discreto, a luminária é ideal para compor vários tipos de decorações. Essa versatilidade é comprovada pelas possibilidades de tons disponíveis no portfólio da marca, que variam de matizes mais claros aos mais escuros.

9. Vasos Três Irmãs – Alva Design

Masha, Olga e Irina, as três irmãs da famosa peça de teatro escrita pelo dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860 – 1904), emprestam seus nomes a estes três vasos em pedra-sabão. Com silhuetas distintas, as linhas delicadas presentes no conjunto demonstram feminilidade.

10. Cabideiro For – Jader Almeida

Complemento que pode ser utilizado em vários cômodos – como quartosescritórios e salas de estar -, o cabideiro pode ser feito com estrutura em aço carbono, latão ou cobre. O brilho sofisticado é uma boa alternativa para criar uma atmosfera mais descontraída, sem excessos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.