Evans Hankey, chefe de design industrial da Apple, sairá três anos depois de Ive

By Mark Gurman

A vice-presidente sênior de design industrial, Evans Hankey, e o vice-presidente de design de interface humana, Alan Dye

  • Evans Hankey atuou como vice-presidente sênior de design industrial
  • Grande saída abre buraco no topo da equipe de design da Apple

O chefe de design de hardware da Apple Inc. , Evans Hankey, está deixando a fabricante do iPhone três anos depois de assumir o cargo, criando um buraco significativo no topo de uma empresa famosa por seus produtos de aparência elegante, de acordo com pessoas com conhecimento do mercado. matéria. 

Hankey foi nomeado para o cargo em 2019 para substituir Jony Ive, chefe de design icônico da empresa por duas décadas. Antes de assumir seu cargo atual como vice-presidente de design industrial, Hankey passou vários anos na Apple, reportando-se a Ive. Desde então, ela se reporta ao diretor de operações Jeff Williams. 

Novos produtos da Apple à venda na loja da Quinta Avenida
O design de produto da Apple tem sido um ponto de venda chave para a empresa.Fotógrafo: Jeenah Moon/Bloomberg

A saída foi anunciada dentro da gigante de tecnologia com sede em Cupertino, Califórnia, esta semana, com Hankey dizendo aos colegas que ela permanecerá na Apple pelos próximos seis meses. Hankey supervisiona várias dezenas de designers industriais, e a empresa não nomeou um substituto.

Sua saída pendente marca a primeira vez que a Apple ficará sem um chefe de design de fato desde que o cofundador Steve Jobs retomou o controle da empresa no final dos anos 1990 e nomeou Ive para o cargo. Richard Howarth, designer-chave nas equipes de Ive e Hankey, ocupou brevemente o cargo de chefe de design industrial, reportando-se a Ive, entre 2015 e 2017.

A Apple confirmou na sexta-feira que Hankey está deixando o cargo.

“A equipe de design da Apple reúne criativos especialistas de todo o mundo e de muitas disciplinas para imaginar produtos que são inegavelmente Apple”, disse um porta-voz em comunicado. “A equipe de design sênior tem líderes fortes com décadas de experiência. Evans planeja permanecer enquanto trabalhamos na transição, e gostaríamos de agradecê-la por sua liderança e contribuições.”

US-IT-APPLE-NEWS-FEED
Tim Cook, à esquerda, com Ive em 2019. Fotógrafo: Brittany Hosea-Small/AFP/Getty Images

A elegância dos produtos da Apple – incluindo a ideia revolucionária de um telefone que era apenas uma tela – ajudou a impulsionar o retorno da empresa sob Jobs. E continuou a ser um diferencial importante sob o CEO Tim Cook, ajudando a afastar rivais como Samsung Electronics Co. e Amazon.com Inc. , e transformando a Apple na empresa mais valiosa do mundo. A empresa está a caminho de se aproximar de US$ 400 bilhões em vendas este ano, segundo estimativas de analistas, um novo recorde.

A Apple resistiu à crise tecnológica deste ano melhor do que a maioria. Suas ações caíram quase 17% em 2022, em comparação com uma queda de 31% para o Nasdaq Composite Index. A Apple subiu 2,7%, para US$ 147,27 na sexta-feira.

O vazio deixado por Hankey pode afetar os futuros planos de design da Apple e levanta novas questões sobre como seus produtos evoluirão na era pós-Ive. Não está claro se Hankey está indo para uma empresa diferente. 

Ive lançou uma grande sombra sobre a Apple, mesmo após sua saída em 2019. O executivo nascido na Grã-Bretanha partiu para iniciar sua própria empresa de design chamada LoveFrom, e a Apple se tornou um dos principais clientes. Mas esse arranjo terminou este ano . 

A Apple está trabalhando em novos dispositivos importantes, incluindo um fone de ouvido de realidade mista para o próximo ano e óculos de realidade aumentada que serão lançados posteriormente. Há também a possibilidade de um carro elétrico em algum momento desta década.

Alan Dye, chefe de design de software e interfaces de usuário da Apple, não vai a lugar nenhum e ainda se reporta a Williams, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque o assunto é privado. Dye também foi promovido em 2019 após a saída de Ive . Gary Butcher, ex-designer da divisão Dye e atualmente vice-presidente de design da Airbnb Inc. , está voltando para a Apple, acrescentaram.

Atualizações com compartilhamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.