Rompimento de marcas com Kanye West mostra o risco de parcerias com celebridades

Há grandes custos se uma celebridade intimamente ligada a uma marca for envolvida em um escândalo ou controvérsia
Nathaniel Meyersohn do CNN Business

Parceria com Ye e as consequências subsequentes destacam os riscos das marcas de varejo dependerem de celebridades para atrair os compradores

Em 2013, a Adidas fechou um acordo com Kanye West para criar coleções de calçados e roupas da marca Yeezy – de West –  para a gigante de roupas esportivas.

Landing West, que anteriormente tinha um contrato de patrocínio com a Nike, foi um golpe para a Adidas. Três anos depois, a Adidas expandiu seu relacionamento com ele, anunciando-a como a “parceria mais significativa já criada entre uma marca esportiva e um não-atleta”.

Era um relacionamento lucrativo. Os produtos da Yeezy geraram quase US$ 2 bilhões em vendas no ano passado para a Adidas, respondendo por 8% das vendas totais da empresa, segundo o Morgan Stanley.

A linha também ajudou a Adidas a obter espaço nas prateleiras dos grandes varejistas e trouxe novos clientes para as lojas que compraram outras mercadorias da Adidas.

A grande aposta da Adidas em West, que mudou legalmente seu nome para Ye, agora entrou em colapso, deixando um buraco na estratégia da marca e ilustrando os perigos e desvantagens das parcerias com celebridades.

Nesta terça-feira (25), a Adidas cortou os laços com Ye por uma série de tuites e comentários antissemitas do músico e designer, e disse que encerrará a produção de todos os produtos da marca Yeezy e deixará de pagá-lo.

A mudança resultará em um impacto de 250 milhões de euros (US$ 246 milhões) nas vendas da Adidas no quarto trimestre.

Outras marcas de moda que apostaram no Ye, como Gap e Balenciaga, também encerraram suas parcerias nas últimas semanas. As ações da Gap dispararam em 2020, quando a empresa anunciou que West criaria uma linha de roupas Yeezy Gap.

Leia Mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.