Mimi Parker, vocalista e baterista do Low, morre aos 55 anos

Por Tânia Garcia

Matthew Eisman/WireImage

Mimi Parker , vocalista e baterista da aclamada banda de indie rock Low , morreu no sábado após uma batalha de dois anos contra um câncer de ovário. Ela tinha 55 anos.

A gestão da banda confirmou a morte de Parker para a Variety .

Low compartilhou a notícia da morte de Parker em sua conta oficial no Twitter no domingo de manhã, escrevendo: “Amigos, é difícil colocar o universo em linguagem e em uma mensagem curta, mas ela faleceu ontem à noite, cercada por família e amor, incluindo o seu. Mantenha o nome dela próximo e sagrado. Compartilhe este momento com alguém que precisa de você. O amor é realmente a coisa mais importante.”

Parker e seu marido, Alan Sparhawk, formaram Low em 1993. Os dois seriam membros consistentes da banda, embora jogadores adicionais tenham sido trocados ao longo dos anos.

Low trabalhou com vários produtores célebres em sua longa história, incluindo Steve Albini, Dave Fridmann e Kramer, que produziram o amado disco de estreia da banda “I Could Live In Hope” em 1994. Em 2004, Low lançou “The Great Destroyer”, seu primeiro álbum gravar sob Sub Pop, que permaneceu sua gravadora casa até hoje. Em 2021, Parker e Sparhawk lançaram seu primeiro álbum como um duo único intitulado “Hey What”, produzido por BJ Burton, que também lidou com o amado disco de 2018 da banda “Double Negative”.

Após seu diagnóstico de câncer de ovário em dezembro de 2020, Parker iniciou o tratamento em 2021 e revelou seus problemas de saúde ao público em uma entrevista de 2022. No início de outubro, Low cancelou o restante de suas datas de turnê de 2022, enquanto Parker continuava o tratamento.

“Houve dias difíceis, mas seu amor nos sustentou e continuará a nos elevar neste momento”, disse Sparhawk em um comunicado compartilhado via Instagram . “Nossos corações vão imediatamente para outras pessoas em situações semelhantes, mas que não têm tantas pessoas enviando tanto amor e desejos de cura. Encontre alguém que esteja sozinho e que precise de um bate-papo e dê a ele seu tempo e amor. Com lágrimas, agradecemos e esperamos vê-lo em breve.”

Low tinha uma turnê norte-americana agendada para março de 2023.

O início da banda pode ser atribuído à primeira banda de Sparhawk, um projeto despojado (inspirado no Jane’s Addiction e REM, de acordo com uma entrevista do Face Clash de 2007 ) chamado Zen Identity. Parker se juntou como baterista ao lado do baixista John Nichols, que então se transformou em Low em 1993. Nichols foi posteriormente substituído por Zak Sally, que passou 12 anos com a banda.

A música de Low e o legado da banda estão frequentemente ligados ao nascimento do “slowcore”, um subgênero do rock caracterizado por padrões rítmicos minimalistas e tempos lentos. A banda se tornaria mais experimental ao longo do tempo, adicionando elementos glitchs de eletrônica em novos lançamentos, mas permaneceu fundamentado em sua abordagem fundamentalista. A combinação dos vocais de Parker e Sparhawk, com suas harmonias arrepiantes e instrumentais voltados para o grunge, permaneceu no centro da banda.

Nascida em 1967, Parker cresceu em uma pequena cidade perto de Bemidji, Minnesota. Seu início com a música veio ainda jovem, cantando ao lado de sua irmã, que tocava guitarra e também cantava os vocais. A dupla tocou músicas country e gospel, inspiradas no que cresceram ouvindo em casa. Ela também era percussionista em uma banda de concertos e uma banda marcial em sua escola. Parker conheceu Sparhawk durante seu tempo na escola primária e os dois começaram a namorar no ensino médio.

Low lançou 13 álbuns de estúdio completos durante seus 29 anos de história. O casal iria chocar fãs e espectadores quando confirmaram suas afiliações religiosas com a igreja mórmon, embora mantivessem suas crenças afastadas quando se tratava de suas personalidades públicas e identidades sonoras.

Parker deixa seu marido, Sparhawk, e seus dois filhos, Hollis e Cyrus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.