Vários aplicativos sociais veem ganhos após o caos do Twitter, mostram novos dados

Sara Pérez @ sarahintampa 

Créditos da imagem: TechCrunch

O drama no Twitter após a aquisição de Elon Musk fez com que alguns usuários procurassem uma saída. Nos últimos dias, aplicativos sociais alternativos e plataformas de microblog tiveram fortes ganhos, incluindo, mais notavelmente, a alternativa descentralizada do Twitter de código aberto Mastodon. O fundador e CEO do serviço anunciou recentemente que o Mastodon superou 1 milhão de usuários ativos mensais , depois que mais de meio milhão de usuários ingressaram na rede desde o fechamento do acordo do Twitter em 27 de outubro . (Agora chegou a 1,5 milhão.) Mas o Mastodon não é o único aplicativo que lucra com a reviravolta do Twitter.

Em um novo relatório, a empresa de inteligência de aplicativos Sensor Tower analisou o crescimento de aplicativos sociais depois que Musk assumiu.

Ele observou que o Mastodon viu aproximadamente 322.000 novos downloads das lojas de aplicativos dos EUA nos 12 dias após a aquisição do Twitter (27 de outubro a 7 de novembro), o que é mais de 100 vezes os 3.000 que havia visto no período anterior de 12 dias. Globalmente, o aplicativo cresceu 657% para 1 milhão de instalações durante o mesmo período de 27 de outubro a 7 de novembro, acima das 15.000 nos 12 dias anteriores.

Outros clientes Mastodon de terceiros também viram um aumento, com Metatext e Tootle crescendo de menos de 1.000 instalações para 19.000 e 7.000, respectivamente, entre os dois períodos de tempo.

Mas o Mastodon não é a única rede que vê um aumento nas instalações de aplicativos, como se vê.

O Tumblr também viu suas instalações de aplicativos nos EUA crescerem 96%, de 47.000 para 92.000 entre os dois períodos. Além disso, suas instalações globais cresceram 77% de 170.000 para 301.000.

Créditos da imagem: Torre do Sensor

Além disso, o aplicativo social alternativo CounterSocial cresceu 2.300% para 24.000 instalações nas lojas de aplicativos dos EUA nos 12 dias após a aquisição e cresceu 3.200% globalmente, com 33.000 instalações, segundo o relatório.

Outra empresa de inteligência de aplicativos, a data.ai , cortou os dados de uma maneira um pouco diferente. Ele examinou o crescimento mundial de downloads de vários aplicativos sociais durante um período de sete dias após a aquisição (27 de outubro a 2 de novembro) e comparou isso com o período anterior de sete dias.

Seus dados, compartilhados exclusivamente com o TechCrunch, também confirmaram os ganhos consideráveis ​​obtidos por Mastodon e CounterSocial em termos de crescimento de instalações globais entre os dois períodos. As instalações do Mastodon aumentaram 2.200% e as do CounterSocial cresceram 1.200%, segundo sua análise.

Mas o Data.ai olhou mais para cima e para baixo nos gráficos das lojas de aplicativos e descobriu que vários outros aplicativos sociais estavam vendo solavancos, além de apenas alternativas diretas do Twitter.

Estes incluíram David’s Disposable (aumento de 83% durante os dois períodos de tempo), nFollowers (aumento de 50%), CocoFun (aumento de 46%), Substack Reader (aumento de 24%), Tribel (aumento de 11%), Tumblr (aumento de 7%) e Pinterest (aumento de 2%). A Substack, em particular, tem se divulgado como uma comunidade social após a aquisição do Twitter, até mesmo lançando um novo recurso de discussões que permite que os escritores e seu público se envolvam em bate-papos encadeados. Dispo se divertiu trollando o caos do Twitter em alguns tweets e memes, como um que celebrava como Musk não possui o aplicativo Dispo.

Créditos da imagem: data.ai

Isso não quer dizer que o drama tenha sido ruim para o Twitter. Surpreendentemente, algumas pessoas instalaram o aplicativo recentemente desde a aquisição, como se vê.

O Data.ai mostra que as instalações de aplicativos do Twitter aumentaram 17% após a aquisição, enquanto a análise da Sensor Tower no período de tempo um pouco mais longo teve um aumento de 21%. Este último disse que o Twitter registrou 7,6 milhões de instalações globais e US$ 502.000 em gastos do consumidor nos 12 dias após a aquisição, um aumento de 6,3 milhões de instalações e US$ 303.000 em gastos nos 12 dias anteriores.

Esses números de gastos do consumidor, no entanto, devem ser tomados com um grão de sal por enquanto, já que o lançamento do Twitter Blue foi pausado depois de estar ao vivo por apenas alguns dias. Não há razão para acreditar que esses números indiquem, por enquanto, um aumento significativo na demanda pela assinatura com poder de permanência de longo prazo. Esses dados virão com o tempo. Se alguma coisa, isso mostra a capacidade de Musk de comercializar coisas para sua base de fãs e a curiosidade geral dos usuários sobre o que está acontecendo com os produtos do Twitter no momento.

Créditos da imagem: Torre do Sensor

Embora o Twitter possa ter visto pequenos ganhos nesta semana, nem todos estão felizes com as mudanças. Alguns usuários mais irritados do Twitter expressaram sua angústia sobre a aquisição nas avaliações do aplicativo do Twitter na App Store.

Em 5 de novembro de 2022, o aplicativo teve um aumento nas avaliações negativas quando 119 avaliações de uma estrela do iOS foram adicionadas – o máximo que ele viu em um único dia durante esse último aumento nas avaliações negativas, também de acordo com dados da Sensor Tower.

No entanto, esta não é a maior onda de críticas negativas que o Twitter já viu, entendemos. Outros incidentes causaram solavancos maiores. Depois que Trump foi banido, por exemplo, o Twitter viu 801 avaliações de uma estrela em 9 de janeiro de 2021. Também teve um aumento em março de 2022 após a nova linha do tempo ser lançada e em abril e quando Elon Musk disse que estava comprando o Twitter.

Seu maior pico de críticas negativas este ano não foi nem esta semana – foi em 28 de outubro, quando o acordo de Musk foi finalizado.

No geral, no entanto, foi a crise Israel-Palestina em maio de 2021 que resultou no maior volume de novas críticas negativas, seguida pela proibição de Trump.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.